sexta-feira, 19 de abril de 2024

CONFIRA A OFERTA DA FARMÁCIA DO RICARDO

Na Farmácia do Ricardo você encontra o Multivitamínico Centrofort A a Z em uma oferta imperdível.

Ligue e Peça: (whatsapp): (88) 9 9961-4742.

Facebook: @farmaciadoricardo

Siga @farmaciadoricardo no Instagram

Endereço: Rua Alcindo Rocha, na esquina da Rua José Maria Veras, ao lado do Bradesco.

A MODA DO CIGARRO ELETRÔNICO E O IMPACTO NA SAÚDE DOS JOVENS

“Se os mais jovens deixam de fumar, a indústria decai, da mesma maneira que uma população em que não há nascimento acaba desaparecendo” (Mariana Pinho)

Por Eduarda Ramos (Site Lunetas)

A indústria do tabaco desenvolveu um produto para supostamente ajudar adultos a parar de fumar e acabou influenciando crianças e adolescentes a usarem cigarro eletrônico. Especialistas comentam os riscos à saúde e qual a situação dos jovens no Brasil.

“Diferente do que alegam as empresas que produzem esses produtos em relação ao público-alvo, que supostamente são adultos que desejam parar de fumar cigarros tradicionais, a gente observa que quem tem consumido [cigarros eletrônicos] mais frequentemente são jovens”, diz Mariana Pinho, enfermeira e mestre em saúde pública pela Fiocruz.

Em 2023, o inquérito Covitel, que monitora os fatores de risco para doenças crônicas no Brasil, apontou que 5,7% da população com 18 anos ou mais já usou cigarro eletrônico uma vez na vida. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) 2019, 2,80% dos estudantes brasileiros de 13 a 17 anos de idade usaram cigarros eletrônicos nos últimos 30 dias. No mesmo ano, dados da Pesquisa Nacional de Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o consumo dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) é de 0,6% – aproximadamente 1 milhão de usuários. Desses, 70% têm idade entre 15 e 24 anos.

“Vape”, “pod”, “pen drive”: cigarro de jovem?

Além de aparecer em séries que se passam no ambiente escolar, como “Euphoria” (2019) e “Rebelde” (2022), Aline Mesquita de Carvalho, psicóloga do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), considera que o formato dos cigarros eletrônicos “parecido com outros objetos encontrados nas mochilas escolares, como pen drives, corretivos e canetas” podem atrair o público jovem.

Para ela, o “próprio nome ‘vape’ cria a falsa impressão de que esses produtos só emitem vapor e não substâncias tóxicas”. Mas, embora o uso de aditivos “melhore o gosto e diminua a irritação nas vias respiratórias, aumenta também a capacidade de causar dependência”.

“A indústria precisa de uma estratégia que estimule o consumo. Logo, se o primeiro cigarro é uma experiência ruim, embalagens e sabores agradáveis o tornam um produto muito mais atraente para a juventude”, diz Pinho.

Além disso, cigarros eletrônicos têm embalagens completamente diferentes dos cigarros convencionais. “Sem uma mensagem nítida de que não se deve consumir, passam a ideia de que não é prejudicial como o cigarro”.

Em comparação aos cigarros tradicionais, em que um dos vilões é a geração da substância cancerígena alcatrão em decorrência da queima do tabaco, o cigarro eletrônico não pode ser considerado menos prejudicial. Como diz Pinho, os sais de nicotina presentes no aparelho são altamente absorvidos pelo organismo e têm grande potencial de causar dependência química, podendo desencadear mudanças duradouras no cérebro do jovem. “Quanto mais cedo a exposição a essa substância, mais receptores de nicotina o cérebro cria. Ou seja, um adolescente tem muito mais receptores do que alguém que começou a fumar mais tarde”, explica.

“A verdade é que a esmagadora maioria dos fumantes começou a fumar na adolescência”, diz Cheryl Healton, professora em política de saúde pública, sobre a possibilidade de viciar adolescentes em nicotina, no documentário “Big Vape”, que mostra a ascensão e a queda de uma marca de cigarro eletrônico.

Além de causar problemas no desenvolvimento emocional e cognitivo do adolescente, a exposição à nicotina pode afetar o sistema circulatório e vascular, aumenta riscos de infarto do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), disfunção erétil e problemas no aparelho reprodutor, diz Pinho. No Reino Unido, uma jovem asmática de 12 anos sofreu um colapso pulmonar atribuído ao uso de “vape”. Estima-se que uma em cada cinco crianças entre 11 e 17 anos de idade no Reino Unido já experimentou cigarros eletrônicos.


quinta-feira, 18 de abril de 2024

RESERVA D'LOURDES - CONFIRA A PROMOÇÃO DE ABRIL

No Reserva D’Lourdes você garante um lote espaçoso e ainda tem o privilégio de viver a poucos passos do maior litoral do Ceará.

Com condições de pagamento especiais exclusiva para 30 lotes, apenas para quem comprar em abril.

Entre em contato agora mesmo e conheça os atributos do Reserva D’Lourdes.

Siga @reservadlourdes

CAMOCIM: FESTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES TERÁ INÍCIO NESTE DOMINGO

Neste domingo (21), terá início em Camocim a Festa de Nossa Senhora de Lourdes. A programação começa, a partir das 05h:30 da manhã, com alvorada festiva, café comunitário e celebração da Santa Missa.  

Com o tema “Eis aí tua Mãe" e lema "Em Maria Somos Todos Irmãos", a festa se estenderá até o próximo dia 1º de maio. 

A programação social da festa, ao lado da capela, que fica próximo ao Mirante da Praia das Barreiras, consta de Leilões, Adoração ao Santíssimo, Terço Mariano, Novenas, Missas, Batizados e apresentações musicais.

A festa é organizada pela Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Diocese de Tianguá, em parceria com os movimentos pastorais da comunidade. 

Acompanhe a programação pelo @capela.nossasenhoradelourdes

Por Tadeu Nogueira

CÂMARA DE BARROQUINHA OUVIRÁ REPRESENTANTE DA CAGECE NESTA SEXTA

Esgoto a céu aberto, falta d'água e contas superfaturadas são temas que estarão na pauta do encontro entre os vereadores de Barroquinha e o representante da Cagece. 

Isso acontecerá na sessão ordinária desta sexta-feira (19), a partir das 09:00h da manhã. 

A presença de um representante legal da Cagece foi solicitada por meio de um Requerimento, aprovado por unanimidade, de autoria do Vereador Genilson Moreira (foto). 

Entre as mais recentes reclamações consta uma fatura de água no valor de quase R$ 400 mil. 

Após revisão, o valor caiu para cerca de R$ 70 reais. 

Por Tadeu Nogueira 

SÉRGIO AGUIAR DEFENDE EMANCIPAÇÃO DE DISTRITOS BRASILEIROS

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) defendeu, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quarta-feira (17/04), a emancipação política de distritos brasileiros.

O parlamentar e presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) participou, na última terça-feira (16/04), em Brasília, do “Fórum Nacional sobre Emancipação de Distritos no Brasil, no Contexto do Municipalismo Republicano”. 

Durante o evento, promovido pela Unale, foram apresentados os efeitos da Emenda Constitucional (EC) 111/2021, que alterou o artigo 14 da Constituição Federal, incluindo os incisos 12 e 13, que atribuem às câmaras municipais a prerrogativa de autorizar a realização de consultas populares sobre questões locais, encaminhando à Justiça Eleitoral em até 90 dias antes das eleições municipais de outubro de 2024, ou seja, 6 de julho.

De acordo com Sérgio Aguiar, muitos distritos estão em total condição de emancipação, como é o caso de Icaraizinho de Amontada, no Ceará. “Hoje muitos distritos têm condição e estrutura para se tornarem municípios e desenvolver suas comunidades. E o primeiro passo é a escuta da população por parte das câmaras municipais”, afirmou.

Por Tadeu Nogueira (Com Adriana Thomasi, da ALECE)

CONDOMÍNIO MARIA DE LOURDES

Localizado à Rua 24 de maio, 2798, em Camocim, a um quarteirão da Beira-Mar, o moderno Condomínio Maria de Lourdes oferece casas de 2 e 3 quartos, praça, playground e garagem para 2 carros. 

A moradia, no formato de aluguel, possui total segurança, com cerca elétrica, câmeras e vigilância 24 horas. 

Mais informações: 

Corretor de Imóveis Edu Albuquerque (Creci 11203F)
(88) 9 9625-7571 (whatsapp) ou pelo direct de @edu.corretor

Veja mais fotos AQUI 

quarta-feira, 17 de abril de 2024

CÂMARA MANTÉM PARECER DO TCE E APROVA CONTAS DE 2018 DA EX-PREFEITA MONICA

Em votação realizada na noite desta quarta-feira (17), a Câmara de Camocim aprovou, por 9 votos a 6, as contas de governo da ex-prefeita Monica Aguiar, relativas ao exercício de 2018, segundo ano de seu segundo mandato.

A decisão seguiu parecer do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE). 

Monica Aguiar governou Camocim entre 2013 e 2020.

Todas as 4 contas de seu primeiro mandato (2013-2016) foram aprovadas pelo TCE e Câmara Municipal. 

O mesmo aconteceu com as de 2017 e, agora, 2018, ambas referentes ao segundo mandato. As de 2019 e 2020 ainda serão apreciadas. 

Por Tadeu Nogueira

CÂMERAS NA ORLA DE CAMOCIM E OS ATAQUES CONTRA MULHERES

A sugestão não é de hoje. Já publicamos essa dica aqui outras vezes. Não vamos desistir assim tão fácil.

Lá vou eu (de novo)

A Prefeitura de Camocim poderia espalhar inicialmente, de forma estratégica, câmeras ao longo dos quase 5km de orla (entre Estação Ferroviária e Ilha Park Hotel).

Como ocorre em várias cidades do país, elas ajudariam na prevenção de crimes como homicídio e estupro, entre outros, assim como na identificação de seus autores. 

Não adianta apenas argumentar que a Segurança Pública é obrigação do Estado. É preciso agir diante dos fatos. E essa ação pode partir também do poder municipal. 

Tais câmeras, por exemplo, poderiam ser monitoradas a partir de uma central instalada na sede da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil. 

Seria uma atitude inteligente e de custo baixo, se levarmos em conta as desculpas, por parte do Estado, de tais crimes não serem devidamente combatidos à altura por causa de baixo efetivo, poucas viaturas e outros argumentos burocráticos.  

Se preciso for, renovaremos a sugestão daqui a alguns anos. 

Segue o bonde! 

Por Tadeu Nogueira 

CAMPEÃS DE VENDAS PARAÍBA


Confira as novidades da semana do Armazém Paraíba Camocim.

Facilitamos o pagamento. Aproveite nossas ofertas e parcele suas compras em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito com grande comodidade e facilidade ao seu alcance!

Nossos atendentes estarão prontos para ajudá-lo a encontrar o que você precisa.

O Armazém Paraíba fica localizado à Rua 24 de Maio, ao lado do Fórum, no centro comercial de Camocim.

Contato: (88) 3621-7243 / 88 9 92844543 (whatsapp)

JOVEM SOFRE TENTATIVA DE ESTUPRO ENQUANTO CAMINHAVA NA ORLA DE CAMOCIM

O que começou como mais uma caminhada tranquila na bela orla de Camocim, quase termina em tragédia. 

Por volta das 07h:00h da manhã dessa terça-feira (16), Ana Carla (nome fictício) foi atacada entre a Praia do Farol e o Ilha Park Hotel. 

Ao Camocim Online, Ana relatou que estava caminhando, quando, de repente, sentiu alguém puxando sua camisa por trás. 

"Inicialmente pensei que fosse algum conhecido fazendo alguma brincadeira, mas poucos segundos depois escutei alguém falando por trás algo como 'vem quietinha'. Eu não consegui alcançar ele pelas costas e comecei a gritar por socorro. Nesse momento fui derrubada e arrastada igual um saco em direção à praia. A vegetação estava alta nessa parte. Quando ele parou de me arrastar, percebi que tinha um homem moreno segurando uma faca, mandando eu calar a boca e tentando me amarrar com uma corda. Eu reagi, mas ele me enforcava e colocava a faca no meu pescoço e rosto dizendo que ia me matar", disse.  

A vítima afirma ainda que foi arrastada cada vez mais para baixo, na praia, longe do alcance da vista de quem pudesse passar pela avenida, que praticamente não tinha movimento. 

O abusador passou então a forçar a relação. Ana seguia reagindo, repelindo o ataque. Em dado momento o criminoso se afastou para observar se vinha alguém. Foi nessa instante que Ana correu pelo lado da praia, conseguindo fugir do ataque. Ele não a seguiu. 

"Fica aqui então o meu alerta sobre o grau de violência que tive nesse ataque. Já vi diversos depoimentos de quem atravessa esse trecho, mas nada igual ao que aconteceu hoje comigo", disse Ana. 

Ainda segundo ela, que fez o Boletim de Ocorrência logo após o ocorrido, o indivíduo era moreno, baixo, magro, usava um boné verde e uma blusa regata rosa com uma estampa escura, parecida com algo militar. 

Não é a primeira vez que uma mulher é atacada na área em questão. Deve haver alguma explicação para isso. Certamente, solução também. 

Por Tadeu Nogueira 

APROVADO SUBSÍDIO DE R$ 20 MIL NA COMPRA DA CASA PRÓPRIA NO CEARÁ

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou nesta terça-feira (16) o programa "Entrada Moradia Ceará", que busca conceder subsídios previstos em torno de R$ 20 mil do Governo Estadual para famílias com renda de até R$ 4.400 comprar a casa própria.

O subsídio será concedido para aquisição de unidades habitacionais financiadas no âmbito do programa federal "Minha Casa, Minha Vida". 

Apesar do anúncio do governador anunciar o aporte em R$ 20 mil, o projeto de lei que cria o programa não informa o valor do subsídio a ser concedido pelo Estado. A matéria previa que "o valor do subsídio financeiro será definido em decreto do Poder Executivo, o qual pode variar conforme a renda do beneficiário".

Por Tadeu Nogueira 

CONCURSO DOS CORREIOS TERÁ CARGOS DE NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR

O edital do
concurso Correios está previsto para ser publicado no segundo semestre de 2024. Segundo o presidente da estatal, Fabiano Silva, o documento com as regras da seleção será divulgado em setembro.

De acordo com as informações divulgadas, o planejamento do novo concurso, além do processo licitatório de contratação da banca, ocorrerá até o mês de julho.

Para nível médio, o cargo será o agente de correios, mas as especialidades ainda não foram reveladas.

Os cargos de nível superior será o de analista de de correios, nas especialidades de: advogado; analista de Sistemas; assistente social; e engenheiro.

Ainda não foi confirmado o quantitativo de vagas do concurso.

Por Tadeu Nogueira 

terça-feira, 16 de abril de 2024

NOTA PÚBLICA

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ 
CEJUSC DA COMARCA DE CAMOCIM 

Viemos, através da presente nota, comunicar a toda população de Camocim, a instauração do procedimento de RECLAMAÇÃO PRÉPROCESSUAL EM DESFAVOR DA ENEL, no âmbito do NUPEMEC-TJCE, a partir deste mês de abril do corrente ano. 

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC - TJCE), contará com o serviço de reclamações em desfavor da ENEL, através do preenchimento de formulário no SITE https://www.tjce.jus.br/nupemec/quero-conciliar-pre-processual-enel/, devendo o cidadão interessado preencher o formulário com todas as informações solicitadas. 

Informamos ainda, que os requisitos de participação, o funcionamento e vantagens do projeto se encontram na página da internet acima especificada, bem como a Empresa Enel se compromete a viabilizar, no prazo de 48 horas, contadas do recebimento da reclamação, a suspensão do corte ou religação de energia elétrica, a depender de cada caso. Salientamos que se trata de um Serviço Gratuito, oferecido pelo NUPEMEC, que integra a estrutura do poder Judiciário Cearense. 

Em Camocim, o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), instalado pelo NUPEMEC-TJCE, é coordenado pela Magistrada Amaiara Cisne Gomes, tendo ainda como servidor do TJCE Denio Décio dos Santos.