sexta-feira, 13 de abril de 2012

EX-PREFEITO ESMERINO ARRUDA TENTA CENSURAR BLOGS GRANJENSES

A importância dos blogs regionais de notícias está cada vez mais consolidada no país. Cidades que antes só tinham destaque na grande mídia quando morria mais de 5 ou havia algum grande escândalo, de preferência envolvendo política, começaram a perceber que poderiam divulgar fatos comuns sem precisar pedir "pelo amor de Deus" para os grande jornais e emissoras de televisão. Hoje, são os grandes jornais e grandes emissoras que acessam vários destes blogs em busca de pautas para suas matérias. O problema é que alguns governantes se negam a admitir que os tempos mudaram e que agora o tratamento com a imprensa local tem que ser diferente, no mínimo, civilizado, oferecendo respeito, para poder cobrar o mesmo de volta. E parece que isso se estende até a ex-governantes. 
É que fomos informados por dois blogueiros da cidade de Granja, mais precisamente os editores dos Blogs Impacto Granja e Granja Hoje,  que os mesmos receberam telefonemas do ex-prefeito Esmerino Arruda, que usando um tom de intimidação, "exigia" que os dois tirassem do ar uma matéria que denunciava o suposto uso de sua neta como "laranja" e  o bloqueio de suas contas bancárias. Segundo os blogueiros, Esmerino disse que iria processar os dois caso eles não "obedecessem" as suas ordens. Os blogueiros procuraram então o Fórum local, e lá, relataram o caso a uma autoridade, que teria dito que eles não precisavam fazer nada disso, pois estavam amparados pela lei da liberdade de imprensa. Além disso, a matéria estava baseada em documentos oficiais. 
Diante disso, quero crer que deva estar havendo apenas um caso de ignorância a respeito do que diz a lei (será?), senão vejamos: É que, caso ex-governantes como Esmerino Arruda e outros que ainda governam e orbitam em torno dele não saibam, a liberdade de expressão está garantida pelo texto constitucional brasileiro em seu artigo quinto, que abre o Capítulo I ("Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos") do Título II da Carta Magna, intitulado "Dos Direitos e Garantias Fundamentais". Como tais governantes possuem dezenas de advogados, pagos pelo povo, a seu serviço individual, coisa que, aí sim, foge à lei, bem que eles poderiam repassar um livro de bolso da constituição da república federativa Brasil. Desde já, o Camocim Online expressa sua solidariedade aos blogueiros de Granja que foram intimidados, forçados a uma situação só aceitável, e a contra-gosto, na era medieval, quando as leis eram elaboradas por quem delas queriam proveiro próprio. Acesse AQUI e AQUI a matéria que causou a tentativa de censura. 
"A imprensa livre é o olhar onipotente do povo, a confiança personalizada do povo nele mesmo, o vínculo articulado que une o indivíduo ao Estado e ao mundo, a cultura incorporada que transforma lutas materiais em lutas intelectuais, e idealiza suas formas brutas". (Karl Marx)
Postado por Tadeu Nogueira às 09:04h

6 comentários:

Ayla Sousa disse...

De quem é aquele ditado: QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME?

Maximus disse...

Caro Tadeu, os gestores não observaram que os tempos mudaram, hoje a população tem maior anseio pelas notícias locais e regionais e só depois as nacionais, daí a explicação para tantos acessos aos blogs, que frequentemente são postadas notícias locais, outra coisa Tadeu, aqui onde trabalho ninguém tem acesso ao camocimonline devido uma postagem de uma certa empresa prestando serviços em nossa Camocim, mas nada que um modem 3g não possa resolver. Continue com seu belo trabalho Tadeu e vocês blogueiros de Granja não se intimidem, continue também, o camocimonline e os blogs circuvizinhos são o veículo que nos informam pois estamos longe do nosso torrão querido pela necessidade de oportunidade e estabilidade de trabalho. Obrigado a todos. Maximandro.

MIRANDA disse...

.

GRANDE KARL MARX!



EM TEMPOS MODERNOS AINDA VIVE A DITADURA DISFARÇADA DE DEMOCRACIA!



.

Pedregulho ® disse...

Excelente frase do Karl Marx. Tem gente que precisa dar uma boa lida no texto constitucional.

Rennê... disse...

ex-prefeito bem que poderia cuidar era de melhorar o IDH da cidade a qual governou por decadas e decadas, nao atrapálhar o trabalho desses blogueiros que nao estao falando nenhuma mentira diferente de outros por ai...

Pe. Luciano disse...

quero parabenizar aos blogueiros da região pelo compromisso de repassar notícias e fazer denuncias que muitas vezes até geram perseguições, mas que são verdadeiras. Mesmo distante estou sempre muito bem informado através desses blogs. Muito força e um bom trabalho a todos.