segunda-feira, 9 de março de 2015

EM GRANJA, PREFEITURA INICIA RESTAURAÇÃO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

O prédio da Estação Ferroviária de Granja, cuja linha foi inaugurada em 1881, fazendo parte da Estrada de Ferro Sobral-Camocim, está sendo totalmente restaurado, de acordo com sua influência arquitetônica, oriunda das construções ferroviárias inglesas do século XIX. 
Após o ano de 1977, quando a linha foi desativada, o imóvel funcionou como estação rodoviária com o nome de Quincas Oliveira, em homenagem a um dos fundadores de um grêmio literário do município.  
Depois deixou de ser rodoviária, passando a funcionar como uma oficina mecânica improvisada, e até como abrigo para pessoas sem teto. Em todo esse tempo, desde sua desativação, o imóvel nunca foi reformado, ou restaurado, como deveria ser. 
A obra, pioneira no município, teve início na segunda-feira (02) da semana passada, com valor total estimado em cerca de R$ 160 mil reais, bancado com recursos próprios da Prefeitura Municipal. O prazo de entrega é de até 120 dias. 
"Nossa intenção é resgatar a história de Granja através da restauração desse importante prédio, um dos símbolos da época áurea do transporte ferroviário do estado. Fizemos isso com a ponte que recebia o trem. Agora chegou a vez da estação", disse Romeu Aldigueri, Prefeito de Granja. Ainda segundo Aldigueri, após a recuperação, o prédio abrigará um centro de artesanato e um restaurante tradicional.  Postado por Tadeu Nogueira às 11:21h  
Fotos: Camocim Online