sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

NOVO PISO DOS PROFESSORES JÁ ESTÁ EM VIGOR

O Ministério da Educação reajustou o piso salarial dos professores da rede pública de ensino. O aumento ficou acima da inflação. Governadores reclamaram, pediram para adiar o pagamento, diminuir o reajuste, disseram que estados e municípios com problemas financeiros não vão poder pagar, mas o Governo Federal manteve a decisão.
O novo piso salarial dos professores da rede pública já está em vigor. Tem que ser pago aos professores com formação de nível médio e que trabalham 40 horas por semana a partir de fevereiro. São R$ 2.135; um aumento de 11,36% em relação ao ano passado. Um pouco acima da inflação oficial: 10,67%.
Governadores tentaram evitar que o novo piso entrasse em vigor agora. Em uma carta, entregue à presidente Dilma Rousseff, argumentaram que, com a crise econômica, a arrecadação caiu e há dificuldades para garantir a manutenção de serviços. 
O ministro da Educação disse que ouviu a reivindicação de representantes de estados e municípios, mas alegou que não podia adiar o reajuste. De acordo com o Ministério da Educação, de 2009 a 2015, o piso salarial dos professores teve aumento real de 46%.
Postado por Tadeu Nogueira às 10:06h
Com informações do G1