domingo, 6 de março de 2016

SOBRE CAMOCIM...

...E A PRAÇA DOS PODERES 
Até os anos 1970 eram praticamente eles dois. Um olhando para o outro, expressando talvez suas importâncias. Depois, outros foram se agregando, reformulando e remodelando o espaço urbano. 
Geralmente, em torno da Igreja Matriz de cada lugar se forma o núcleo urbano com suas casas residenciais. Em Camocim, esse quadrilátero, com o tempo sofreu as mudanças irreversíveis do tempo e foi incorporando outros prédios com suas simbologias, sentidos e significados. Da Igreja e da Prefeitura que representavam os poderes religioso e político foram se acrescendo o Colégio Estadual Padre Anchieta (CEPA) e depois João da Silva Ramos (hoje CEJA João Ramos), o Patronato São José, depois Ginásio Imaculada Conceição, hoje Instituto São José como exemplares do poder educacional. 
A Capitania dos Portos (Marinha do Brasil) é o braço do poder militar, além da Cadeia Pública. O Fórum é o Poder Judiciário. O Hospital Maternidade é o poder nos serviços da saúde. O Governo Federal se faz presente com a Agência da Receita Federal. O poder econômico pode ser percebido na Agência da Caixa Econômica e lotérica, além do comércio que avança nas duas ruas laterais: Rua 24 de Maio e Santos Dumont. Hoje se contam nos dedos o que antes eram as casas residenciais. 
Portanto, não há lugar melhor para historiadores e professores de história analisarem e mostrarem as mudanças ocorridas no tempo e no espaço em Camocim.
Carlos Augusto Pereira dos Santos
Historiador
Conheça o Blog do Colunista AQUI