quarta-feira, 26 de outubro de 2016

APÓS 5 MESES, ESTOURA MAIS UMA REBELIÃO NA CADEIA DE CAMOCIM

Pouco mais de 5 meses depois, o "barril de pólvora" voltou a estourar em Camocim. Trata-se da Cadeia Pública e seus mais de 100 detentos (a capacidade é de 67). Como sempre ocorre nessas ocasiões, colchões foram queimados e grades acabaram arrebentadas. Em maio eles fizeram a mesma coisa. Colchões novos foram entregues e as celas foram reformadas. O problema é que a superlotação continuou do mesmo jeito. E essa segue sendo a grande reclamação de todos os detentos. 
Dessa vez o caos teve início por volta das 19:00h. Acionada, a Polícia Militar já deu vários tiros para o alto como advertência, o que acaba causando pânico na vizinhança, que já vive sob medicamentos "tarja preta" há vários anos por conta do "vizinho problema". No meio desse "saco de gato", um curioso, daqueles que se mete em tudo que acontece, foi preso por desacato por xingar a polícia. 
Uma equipe do Batalhão de Divisas, que chegou pouco depois, passou a atirar contra os detentos com balas de borracha. Segundo informações obtidas pelo blog, alguns presos fugiram usando o telhado da Loja Macário Bikes, que fica ao lado. O conselho básico é o de sempre: Evitar sair às ruas centrais da cidade até que o controle seja retomado. No mais é chover no molhado: A cadeia não deveria mais continuar onde está, no centro comercial da cidade, ao lado do fórum, residências, bancos e prefeitura, sem falar nas residências que ficam próximas desse inferno. 
Postado por Tadeu Nogueira às 20:00h
Atualizando às 21:08h - Nem todas as celas estão participando da rebelião. Os presos rebelados se comunicam com a polícia através de um rádio transmissor, o que se leva a crer que há um líder. Uma equipe do Comando Tático Rural (Cotar) acaba de chegar como reforço. 
Atualizando às 21:21h - A mãe de um dos presos, que acompanhava a situação nas proximidades, passou mal e foi levada à UPA 24H. Há rumores sobre um clima de revolta entre os familiares dos detentos. 
Atualizando às 21:23h - Acabou. Os presos se renderam. A Polícia Militar acaba de dominar a cadeia. A contagem será iniciada. Muitos presos teriam fugido.