sábado, 12 de novembro de 2016

CAMOCIM: SALA DO ADVOGADO DO FÓRUM RECEBE O NOME DE ANTONIETA VERAS

Em uma solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (11), foi reinaugurada a Sala do Advogado do Fórum Alcimor Aguiar Rocha, em Camocim, que recebeu o nome da Advogada Camocinense, Antonieta Veras. 
A homenagem, respaldada por todos os advogados da comarca, atendeu a sugestão do Advogado Marcos Coelho. 
Sobrinho da homenageada, Marcos Coelho citou Antonieta Veras como referência, afirmando que lembrar de seu nome para tamanha honraria representa destacar o papel de todas as mulheres que atuam na advocacia em Camocim. Na foto, da esquerda para a direita, Rafael Ponte (Presidente da OAB-Sobral), Enéas Carneiro, representando a Academia de Ciências, Artes e Letras, Ex-Prefeito Edilson Veras Coelho, Marcos Coelho, Herbert Ponte (Delegado Regional de Polícia Civil) e Luciano Albuquerque (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil).
Sobre a homenageada: 
Maria Antonieta Coelho Veras Sousa,  nasceu em Camocim em 09 de janeiro de 1928, filha do casal Antonio Zeferino Veras e Maria Coelho Veras. Juntamente com seus outros 3 irmãos, após viverem a infância em Camocim, foi estudar em Fortaleza, onde cursou o então 1° e também o 2° grau no Colégio Juvenal de Carvalho, à época,  um semi-internato, dirigido por  Irmãs Salesianas. Posteriormente deslocou-se até Recife, onde prestou vestibular para Direito, alcançando aprovação na disputada e importante Universidade Federal de Pernambuco. Já formada, casou-se, mas não teve filhos. Ainda em Recife prestou concurso para os Correios e nesta instituição trabalhou até 1977, de onde licenciou-se, pois teve que retornar a Camocim por motivos particulares. Nesse período passou a advogar na comarca. Além de advogada. Antonieta Veras foi agropecuarista. Na década de 80, instalou-se em sua Fazenda, denominada Bom Jardim, no Município de Tamboril. Entretanto, já com a saúde debilitada, transferiu-se para Fortaleza, onde morou no Bairro de Fátima. Em sua casa recebia e ajudava seus conterrâneos, que buscavam seu auxílio. Ela faleceu em sua residência no dia 15 de Abril de 2013, deixando um legado de honradez e simplicidade. 
Postado por Tadeu Nogueira às 10:43h