segunda-feira, 17 de abril de 2017

CAMOCINENSE APRESENTA TRABALHO EM CONGRESSO MUNDIAL SOBRE ASTEROIDES

A Mestre em Física e Doutoranda em Astronomia no Observatório Nacional, no Rio de Janeiro, Hissa Medeiros, de 26 anos, apresentou um trabalho, na última quinta-feira (13), em Montevidéu, no Uruguai, durante o Congresso Científico “Asteroids, Comets, Meteors - ACM”, considerado o maior evento do mundo sobre asteroides. Ele é realizado a cada 3 anos, em diferentes cidades do mundo. 
Seu trabalho, intitulado "Fitting asteroid's spin distribution", é um estudo estatístico da rotação dos asteroides.
"O evento nos dá uma visão de tudo que vem sendo descoberto sobre a área de pequenos corpos do Sistema Solar, que envolve asteroides, cometas, meteoros, objetos transnetunianos e planetas anões. Além disso, também há informações de missões de explorações futuras e há a troca de conhecimento entre os participantes", disse Hissa ao blog. 
Na ocasião, o município de Itacuruba, no Sertão de Pernambuco, recebeu uma homenagem inusitada. O nome da cidade de aproximadamente 4 mil habitantes fará parte da nomenclatura de um asteroide, o 10468, descoberto em 1981. 
Natural de Camocim, Hissa Medeiros já trabalhou com o projeto Planet Hunters e com Astrofísica Estelar com ênfase em Astroestatística. Atualmente cursa o segundo ano de Doutorado em Astronomia no Observatório Nacional, trabalhando na área de Ciências Planetárias com ênfase no estudo dos pequenos corpos do Sistema Solar, sob orientação da Dra. Daniela Lazzaro.
Postado por Tadeu Nogueira às 10:12h