quarta-feira, 5 de abril de 2017

POR QUE OS SANTOS FICAM COBERTOS COM PANOS ROXOS NA QUARESMA?

Na semana passada escutei a pergunta da manchete acima. Imaginando ser parte de um rito, claro, meu conhecimento sobre o assunto parava por aí. 
A curiosidade aumentou quando estive recentemente na Igreja de Bom Jesus dos Navegantes (foto). Por dever de ofício, e não poderia ser diferente, prometi esmiuçar e publicar o significado, até por achar que muita gente também não sabe. Vamos lá então? 
Trata-se de um costume muito antigo na Igreja, a partir do quinto Domingo da Quaresma – também chamado de Primeiro Domingo da Paixão, na forma extraordinária do Rito Romano, (sendo na verdade o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, o Segundo Domingo da Paixão) – cobrir com pano roxo as cruzes, quadros e imagens sacras. As cruzes ficam cobertas até o final da liturgia da Sexta-Feira Santa, os quadros e demais imagens até a celebração da noite de Páscoa.
O sentido profundo desse ato de cobrir as imagens sacras, fundamenta-se no luto pelo sofrimento de Cristo Nosso Senhor, levando os fiéis a refletir, ao contemplar esses objetos sagrados cobertos do roxo, cor que simboliza a tristeza, a dor e a penitência. O ápice do despojamento ocorre após a Missa da Ceia do Senhor na Quinta-Feira Santa, quando retiram-se as toalhas do altar. A cruz coberta lembra-nos a humilhação de Jesus Cristo, que teve de ocultar-se para não ser apedrejado pelos judeus. É isso. Espero que a postagem tenha suprido sua curiosidade. 
Postado por Tadeu Nogueira às 17:07h
Com informações do Site Catolicismo Romano / Foto: Vando Arcanjo