quinta-feira, 20 de julho de 2017

GUARDA MUNICIPAL É INTERNADO POR EXAUSTÃO EM GRANJA

Convocados recentemente após concurso realizado ainda em 2014, Guardas Municipais estão enfrentando um verdadeiro drama em Granja. Segundo informações obtidas pelo blog, a escala de trabalho, que deveria ser de 12 horas por 36 de folga, de acordo com o edital do concurso, foi modificado pela Prefeita Amanda Arruda, logo após o primeiro dia de trabalho, para 8 horas diárias.  
O resultado disso foi que, nesta quarta-feira (19), um Guarda Municipal acabou tendo que ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas da cidade, após apresentar sintomas de estafa, devido à sobrecarga de trabalho. O servidor ficou internado. Ele estaria trabalhando há 10 dias seguidos, obedecendo ordens do Comandante de "fato" da Instituição, apontado como sendo um Sargento da Polícia Militar na ativa. O guarda em questão havia retornado de Jijoca por volta de 1h da madrugada, onde estava acompanhando uma autuação na delegacia daquele município. No retorno tentou negociar sem sucesso um intervalo para que pudesse descansar, já que havia passado e muito do seu horário de trabalho.  
Há relatos de que os Guardas Municipais estariam sendo "punidos" com excesso de trabalho por estarem buscando seus direitos junto às autoridades, pois o edital foi modificado. O órgão não possui um único veículo, funcionando de forma precária no Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Os guardas são obrigados a trabalhar em bicicletas e a pé. 
Dos 12 convocados por terem sido aprovados no concurso, apenas um seria de Granja. A grande maioria, 6 deles, são de Camocim. Os demais são de Fortaleza, Chaval e Viçosa do Ceará. A Guarda de Granja seria a única do Brasil a adotar o regime de 8 horas diárias de trabalho. A categoria pede que o Promotor Rodrigo Coelho interfira com urgência no que já sendo considerado quase um regime de escravidão, o que não seria novidade em Granja. 
Postado por Tadeu Nogueira às 10:46h