terça-feira, 5 de dezembro de 2017

INFLUENCIADAS PELA LUA CHEIA, MARÉS CAUSAM ESTRAGOS EM CAMOCIM

Já são quase 5 dias de grandes marés em Camocim. Influenciadas diretamente pela fase lunar, com direito à Superlua no domingo (03), a violência das ondas voltaram a causar estragos no calçadão da Beira-Mar. 
O impacto maior, felizmente, acontece sempre em um pequeno trecho próximo ao Hotel Hana e Capela Nossa Senhora de Lourdes. O restante do calçadão, que possui quase 3 km de extensão, não sofre maiores danos. 
A foto ao lado, que mostra uma imensa cratera, consequência das grandes ondas, foi tirada no início da manhã desta terça-feira (05). A maré cheia de ontem, que ocorreu às 18:19h, com 3,3 metros, foi a maior do ano. As marés acima de 3 metros seguirão em Camocim até quinta-feira (07). Após a mudança da fase da lua, elas serão altas, mas menos violentas. 
Segundo Emanoel Vieira, Secretário de Conservação e Serviços Públicos, os estragos serão mapeados e consertados nos próximos dias, após o recuo das grandes ondas.  
O puxão gravitacional da lua tem pouco efeito sobre os continentes, que são sólidos, mas afeta consideravelmente os oceanos. Existem alguns lugares no planeta onde a influência das fases da lua sobre a maré é maior. Na baía de Fundy, no Canadá, a diferença entre as marés alta e baixa chega a 18 metros. 
Postado por Tadeu Nogueira às 08:36h
Foto: Tadeu Nogueira