terça-feira, 26 de junho de 2018

RECEITA: AGÊNCIA DE CAMOCIM ENTRE AS 25 QUE SERÃO FECHADAS NO PAÍS

O aviso já vinha sendo dado há alguns dias atrás. A agência da Receita Federal de Camocim está entre as 25 do país que serão fechadas a partir do dia 6 de julho de 2018. 
Segundo alega a Receita, a agência de Camocim está entre as que possuem um menor número de atendimentos e na qual são ofertados serviços que, em sua maioria, podem ser realizados pela internet. 
Assim como já fazem os bancos, isso mostra que o órgão foca na virtualização dos seus serviços. 
Como alternativa, será instalado um posto de atendimento que, possivelmente, funcionará em parceria com a Prefeitura Municipal. 
O excedente de funcionários será transferido para outras agências. Atualmente, a Receita Federal já conta com quatro postos de atendimento no Ceará, localizados em Baturité, Crato, Horizonte e Icó.  
São 360 agências no Brasil. O estado mais afetado será Minas Gerais, com o fechamento de agências em quatro cidades. No Paraná e no Rio Grande do Sul serão três; e, em São Paulo, duas. O motivo alegado é o cancelamento de parte da verba destinada à Secretaria da Receita Federal. A relação dos demitidos será divulgada até 4 de julho.
Lá vou eu: A medida da Receita, pelo menos no caso de Camocim, mostra a falta de planejamento do governo federal. E explico o motivo: a Receita Federal inaugurou, em 24 de janeiro de 2012, seu prédio próprio em Camocim, o que deixava claro, pelo menos com base no bom senso, que o órgão decidia pela construção levando em conta a demanda. E essa demanda inclui moradores de Granja, Chaval, Barroquinha, Martinópole e até de municípios do Piauí.  
Após 6 anos apenas, isso sem contar com mais de 3 de interdição por falhas na estrutura, ao custo inicial de R$ 630 mil reais ao contribuinte, vem essa notícia. Se for funcionar como posto apenas, a manutenção do prédio continuará alta. Caso o posto seja colocado em algum outro local, bem menor que o atual, teremos um enorme paquiderme branco em pleno centro da cidade. 
Postado por Tadeu Nogueira às 07:35h
Com informações adicionais do DN / Foto: Tadeu Nogueira