quinta-feira, 5 de julho de 2018

CAMOCIM: SUCATA DE VELEIRO AMERICANO SERÁ REMOVIDA DO MAR

Encontrado à deriva por pescadores em 19 de outubro de 2010, próximo à costa de Camocim, o pequeno veleiro "Calipsy", de bandeira norte-americana, já sem mastro e bastante avariado, foi rebocado e ancorado na Praia dos Botes, nas proximidades da Pedra do Mero. 
Quase 8 anos depois, ele continua no mesmo local, já em avançado estado de deterioração. O tripulante, um americano, não portava documentos à época e nunca conseguiu explicar como veio parar em águas camocinenses.  
Por muitos anos, constando inclusive em matérias feitas pelo Camocim Online, segundo pescadores, o barco colocou em risco as canoas de pequeno porte, pois a cada mudança de maré, ele virava sem aviso. Além disso, a aparência de sucata sempre contrastou bruscamente com as belezas naturais da cidade.  
Sobre o caso, após mais uma publicação do blog, feita em 2012, a Agência da Capitania dos Portos se manifestou, esclarecendo que ainda estavam sendo feitos procedimentos contidos nas Normas da Autoridade Marítima Brasileira. 
Burocracia vencida, soubemos que a Prefeitura de Camocim, a pedido da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, seguindo a meta de desobstruir a orla da cidade, priorizando a mobilidade urbana e estética, com conhecimento da Marinha do Brasil, está solicitando a retirada do que resta da embarcação. O dono já foi notificado. Com ou sem ele, a remoção deverá ocorrer nos próximos 20 dias. Moradores e turistas agradecem. 
Postado por Tadeu Nogueira às 12:38h
Foto: Tadeu Nogueira