segunda-feira, 13 de maio de 2019

11 DIAS! BARCO COM PESCADORES DE CAMOCIM ESTÁ DESAPARECIDO

Um barco pesqueiro de madeira, de aproximadamente 18 metros de comprimento, com registro em Belém (PA) e sete tripulantes, a maioria de Camocim, está desaparecido desde o dia 2 de maio, data em que foi informada, pelo proprietário da embarcação, a Agência da Capitania dos Portos em Camocim. 
O barco, que pesca atum, zarpou de Camocim no dia 14 de abril. A previsão inicial é que ele permanecesse apenas 20 dias no mar. A comunicação via rádio cessou cerca de 10 dias após a partida. Segundo informações obtidas pelo Camocim Online, o Salmo XII, nome do barco, foi para o mar com provisões para 30 dias. 
Ainda de acordo com essas informações, o Salmo XII só tinha permissão para pescar até 20 milhas da costa. Porém, pela última comunicação, ele estava há mais de 500 milhas, já se aproximando do continente africano. 
O barco não conta com um rastreador GPS. Sem localização via satélite, as buscas têm sido  seriamente dificultadas. A Capitania dos Portos de Belém lançou dois navios na operação de busca e salvamento. Um deles é o navio de apoio oceânico Iguatemi (foto). 
Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) também tem ajudado na operação. As famílias dos pescadores estão apreensivas.  
"Temos uma operação poucas vezes vista na região, com o objetivo de encontrar o Salmo XII e seus tripulantes. Continuaremos com a missão", disse Ricardo Peixoto, Agente da Agência da Capitania dos Portos em Camocim. 
Além da busca e salvamento, um inquérito foi aberto na Capitania dos Portos de Belém, visando apurar as responsabilidades no tocante à embarcação. 
Postado por Tadeu Nogueira às 10:13h