quinta-feira, 9 de maio de 2019

AGÊNCIA DO SINE DE CAMOCIM E DE OUTRAS 13 CIDADES SERÃO FECHADAS

Ao mesmo tempo em que o Ceará perde vagas no mercado de trabalho - 7,9 mil no primeiro trimestre, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) -, o principal mecanismo de intermediação entre candidatos e empregadores, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), corre o risco de ter o funcionamento prejudicado com o fechamento de 14 agências no interior, medida que deve causar a demissão de 80 funcionários do total de 285 do quadro técnico, segundo o presidente da Organização por Local de Trabalho (OLT) do IDT, Isaías Nogueira Lima.
As medidas estão previstas por conta do corte de 10% para o orçamento deste ano. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, as obrigações do Estado com o IDT estão sendo cumpridas.
O secretário explica que o IDT é uma instituição de caráter privado que presta serviços ao Estado, sendo, portanto, do instituto a responsabilidade de se adequar para manter a prestação de serviços. 
Confira as cidades que terão as agências fechadas: Barbalha, Baturité, Camocim, Canindé, Cascavel, Crato, Maranguape, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Quixeramobim, Russas, Tauá e Ubajara. 
O fechamento não chega como novidade. Há vários meses já se cogitava a medida em várias cidades. O primeiro sinal foi a não renovação de contrato. Isso gerou, inclusive, atraso no salário dos funcionários. A previsão é que eles sejam pagos até segunda-feira (13). 
Postado por Tadeu Nogueira às 08:01h
Com informações do DN / Foto: Tadeu Nogueira