segunda-feira, 17 de junho de 2019

"MENINA NATÁLIA": CRIME BÁRBARO DE CAMOCIM VAI VIRAR DOCUMENTÁRIO

No primeiro dia de agosto de 1992, quando Camocim vivenciava o burburinho de mais uma final da edição do seu famoso festival de música, praticava-se, paralelo a isso, o crime mais bárbaro já cometido na cidade.  
Prestes a completar 27 anos, o assassinato, que teve como vítima a menina Natália Albuquerque, de apenas 6 anos, foi um dos primeiros casos de sequestro do Ceará. 
Natália morava no centro da cidade, em frente à torre da Oi, na Rua General Sampaio. Ela desapareceu da calçada de onde morava, enquanto brincava perto de um posto telefônico.
À época, as sequestradoras exigiram 40 milhões de cruzeiros da família. Natália era neta do empresário José Siebra.
Após 7 dias de intensas buscas, em uma operação que mobilizou centenas de policiais militares e civis, enviados de Fortaleza e Sobral, Natália foi encontrada morta em um tanque, no local mais improvável, até para o roteiro mais incrível da ficção. 
Toda a trama ocorrera na casa vizinha a de seus pais e foi perpetrada por três mulheres, conhecidas de seus pais, interessadas em extorquir dinheiro da família. 
O crime, pela frieza e crueldade, chocou todo o estado. As acusadas confessaram a barbárie. Todas foram condenadas e já cumpriram suas penas.  
O caso agora vai virar documentário. "Menina Natália" será o título. O Historiador Paulo José e o Cineasta Natalino dos Santos são os produtores. 
"Conseguimos a autorização dos pais de Natália. Com isso estamos iniciando o trabalho. O documentário terá simulações, depoimentos de testemunhas, sempre com base nos fatos ocorridos", disse Paulo José. O Estúdio NS Filmes fará a finalização da obra, com apoio do Canal Simbora Ceará. do Youtuber Edivaldo Costa Oliveira.
No final de 1992, Natália concluiria a Alfabetização na Escola O Cebolinha. Em sua homenagem, a turma de concludentes recebeu seu nome. 
Também em sua homenagem, a Prefeitura Municipal deu seu nome a uma escola, localizada na Rua Raimundo Veras, próximo à Fábrica Democrata. 
Natália estaria com 33 anos atualmente.  
Postado por Tadeu Nogueira às 10:17h