quinta-feira, 22 de agosto de 2019

GRANJA: TCE DESAPROVA CONTAS DO EX-PREFEITO ROMEU ARRUDA

As contas de governo da Prefeitura de Granja, referentes a 2014, de responsabilidade de Romeu Arruda, prefeito da cidade à época, foram desaprovadas pela 1ª Procuradoria do Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE). 
Após análise, o órgão detectou irresponsabilidade de Romeu quanto à sua gestão fiscal, tendo em vista a falta de disponibilidade de caixa em relação ao resto a pagar inscritos no exercício financeiro, infringindo assim a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 
A procuradoria recomenda que parecer prévio desaprovando as contas de Romeu Arruda seja enviado ao Ministério Público Estadual. 
A decisão ocorreu no último dia 12 de agosto. Romeu administrou Granja entre 2013 e 2016. A expectativa é de que outras contas recebam a mesma desaprovação. 
Além desse parecer do TCE que pode levá-lo ao rol dos fichas sujas, o ex-prefeito Romeu responde no Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público Federal (MPF) por ter, supostamente, falsificado uma lei municipal com o intuito de obter recursos federais na ordem de mais de R$ 5 milhões, oriundos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). 
A verba era destinada à implantação de sistema de abastecimento de água em áreas rurais de Granja. Esse fato teria ocorrido em 2015. 
Postado por Tadeu Nogueira às 12:06h