domingo, 15 de setembro de 2019

A PASSAGEM DE JK POR CAMOCIM

Matéria do Blog Camocim Pote de Histórias: 
No último dia 12 de setembro foi comemorado o aniversário de nascimento de Juscelino Kubitschek, o famoso JK, conhecido também como "Presidente Bossa Nova".  
Em suas andanças pelo Brasil à época da campanha presidencial, JK esteve em Camocim com o candidato à vice-presidente, João Goulart. 
A passagem de JK e João Goulart por Camocim deu-se em 3 de agosto de 1955. 
Na época foi feito o registro no 2º Livro de Tombo da Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes. 
Confira abaixo o histórico teor (texto original):
"Ás 9 horas da manhã do dia 3 de Agosto chegou a esta cidade em avião de sua propriedade o Sr. Juscelino Kubitschek a título de propaganda de sua candidatura a Presidente da República. 
Era seguido de uma luzida comitiva, constituída de homens de maior projeção no paiz, o Sr. João Goulart, candidato a Vice-Presidente da República, o Sr. Parsifal Barroso, senador pelo Ceará e os deputados federaes: Sr. Francisco Menezes Pimentel, o Sr. José Martins Rodrigues e Sr. Carlos Jereissati. 
Após um concorrido comício na Praça da Estação, onde os ouvintes ficaram empolgados pela palavra fluente e fácil do Sr. Juscelino e Sr. João Goulart e de demais oradores, efetuou-se em casa do Prefeito local, Murilo Aguiar, um animado lanche, assediado por um avultado número de pessoas. Em seguida, depois das saudações de estilo, o Sr. Juscelino e caravana partiram para Viçosa, onde o aguardavam grandes festejos". 
Postado por Carlos Augusto P. dos Santos
Saiba mais no Blog Camocim Pote de Histórias (AQUI)
Foto: Arquivo pessoal (Elda Aguiar)