terça-feira, 7 de janeiro de 2020

CARTA ABERTA - INSTITUTO ARTE DE VIVER

Por Jenkis Oliveira (Diretor)
Em março de 2019, deu-se início os trabalhos do Instituto Arte de Viver, precisamente no dia 20 daquele mês e ano. Sempre pautando pelo respeito e compromisso com a vida, buscamos fazer um acompanhamento mais próximo de autoajuda, levando às pessoas que sofriam e sofrem com depressão, a força, conversa e o  ânimo que elas precisavam para ter coragem de viver. 
Foi árdua nossa luta. Logo nos primeiros meses começamos uma ampla divulgação acerca do Instituto Arte de Viver. 
Na época só éramos 20 jovens, adolescentes e crianças, unidos pelo bem de nossa cidade, pelo amor à vida e compromisso com o amor. 
Hoje somos mais de 116 jovens que atuam dia e noite em favor da vida. Temos dois Psicólogos que nos ajudam de forma voluntária. Já realizamos muitas ações. 
Um exemplo são as rodas de conversas que realizamos em praças da cidade. Já foram contempladas 6 praças. Cada roda contabilizava mais de 50 pessoas, entre jovens, adultos e crianças. 
Em 2019 realizamos também palestras nas escolas, levando à comunidade escolar o conhecimento sobre depressão e suicídio de uma forma que todos pudessem entender o que realmente é a depressão. 
Ainda 2019, realizamos o I Passeio Ciclístico “Pedalar para a vida, eu vou”. Realizamos palestras na zona rural, sem contar com o nosso I São João sem depressão. 
Realizamos também a I Festa das Crianças, em parceria com o Vereador Kleber Veras. Conseguimos também uma grande vitória, que para muitos é pouco, mas para nós é muito. 
Em dezembro do ano 2019, doamos mais de 250 cestas básicas com ajuda e colaboração do nosso amigo Magno Araújo, às famílias carentes da cidade. 
Fizemos uma blitz na cidade e, por último,  o nosso I Sopão da Solidariedade. Foi um ano de muita luta, mas também de muitas vitórias. Estamos chegando a um ano de fundação com muitas coisas boas realizadas. Podemos ajudar muitas pessoas a saírem da depressão, pai que não falava com o seu próprio filho há 10 anos, mãe que não aguentava mais ver seu filho nas drogas, mãe que ligava para os voluntários falando da dor de ter perdido um ente querido para o suicídio. Quando nós, do Instituto Arte de Viver, chegávamos nas residências, era lindo de se ver. Ali estavam pessoas que estavam à nossa espera e que de alguma forma nós ajudamos. 
O instituto Arte de Viver foi uma luta e um sonho de muito tempo que venho sonhando e travando com as autoridades de nossa cidade. Em maio estivemos na sede da Câmara dos Vereadores de Camocim defendendo a vida. Estivemos por várias vezes na Rádio Meio Norte falando do amor e do Instituto Arte de Viver. Nosso compromisso é com a vida e sabendo que nós estamos indo no foco certo.
O instituto Arte de Viver preza pela vida. Temos um compromisso com a sociedade e a população. O instituto, em momento algum vai recuar de suas obrigações, mantendo sempre o diálogo e a representatividade, sabendo que no mundo que vivemos hoje, temos que saber fazer nossas escolhas e essas escolhas só cabe a nós realizarmos com fé e compromisso. 
O instituto Arte de Viver continuará agindo de forma clara e objetiva em favor da vida. Vale ressaltar que o Instituto Arte de Viver tem muito a contribuir em nossa sociedade. É com grande alegria que informo a vocês que a Campanha Janeiro Branco se inicia. Vamos realizar grandes ações neste mês e durante todo ano em prol da vida. Temos que abrir os olhos da nossa sociedade e levantar um grito de liberdade, pois depressão não é brincadeira, depressão é doença e mata! Temos de estar juntos nessa luta.