sábado, 29 de fevereiro de 2020

LAGO DAS CANGALHAS: SANGRIA ESTÁ SEGURA, ATESTA SOHIDRA

O Lago das Cangalhas, em Camocim, está sangrando de forma normal e segura. 
A conclusão é da Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA) do Estado do Ceará.  
Nesta sexta-feira (28), a pedido da Prefeita Monica Aguiar (PDT), um Engenheiro, um Geólogo e um Topógrafo do órgão fizeram uma visita técnica ao reservatório. 
Após a análise, os técnicos explicaram aos vereadores, na Câmara Municipal, que o Lago das Cangalhas está sangrando dentro da normalidade já prevista e que a canalização feita pelo governo e prefeitura está respondendo de forma eficiente ao fluxo de água que está correndo para o mar. 
Disseram ainda que, no momento, está saindo mais água do que entrando, que a profundidade média do canal chega a 1,60m e que o controle da sangria segue as normas de segurança. Eles também conversaram com a população ribeirinha. 
Foram construídos dois canais no local, sendo um de 80 e outro de 170 metro. Ambos têm 16 metros de largura.   
A distância do Lago das Cangalhas, a partir dos canais, até o mar, chega a 2,5km. A sangria, sendo necessária, ocorrerá entre a Praia do Maceió e a Praia da Barrinha, onde já existe uma gamboa. A sangria controlada garante o sustento de centenas de famílias e o turismo do local. 
Um pouco antes do carnaval, sem muito assunto para a ocasião, os "engenheiros-vereadores" Erasmo Gomes e Juliano Cruz aterrorizaram a cidade com vídeos e afirmações, dando a entender que a obra de contenção tinha sido mal feita e que o lago arrombaria nos dias seguintes. 
Teve gente que acreditou. 
Postado por Tadeu Nogueira às 10:06h