quinta-feira, 16 de abril de 2020

PREFEITURA DE CAMOCIM - NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Camocim, através da Secretaria Municipal de Saúde, traz ao conhecimento da população que recebeu kits de testes rápidos para a detecção do novo Coronavírus, enviados pelo Ministério da Saúde, para serem realizados em profissionais da linha de frente no enfrentamento à pandemia.
O teste rápido de COVID-19 é capaz de detectar a presença de anticorpos, que são produzidos pelas células de defesa do organismo humano, contra o SARS-CoV-2, após o contato com o vírus, por meio da coleta de uma gota de sangue.
Por meio da Nota Técnica Nº 11/2020-DESF/SAPS/MS do Ministério da Saúde, a realização dos testes rápidos estão recomendados em pessoas sintomáticas, que se enquadre em uma das seguintes categorias:
1. Profissionais de Saúde em atividade;
2. Profissionais de Segurança Pública em atividade;
Caso o resultado do teste seja negativo, os profissionais de saúde e segurança ficam aptos a retornar imediatamente ao trabalho. Um resultado positivo determina afastamento de 14 dias, após o início dos sintomas.
Por entender que a confirmação de um caso de COVID-19 em uma paciente do município ocasionou uma situação de grande preocupação à população camocinense pelo fato de alguns familiares desta serem profissionais da saúde, sendo uma médica e uma agente comunitária de saúde, e por terem tido contato frequente com a paciente positiva para o vírus, adotando medida de prevenção da proliferação da doença, assim como, para tranquilizar os munícipes, foi realizado teste rápido nestes dois profissionais da saúde, que apresentaram resultados negativos para a doença.
Paço da Prefeitura de Camocim (16/04/2020)