quarta-feira, 5 de agosto de 2020

COVID-19: PERDA DE OLFATO E PALADAR PODE SER PERMANENTE

Um dos sintomas mais característicos da infecção pelo novo coronavírus é a perda do olfato e do paladar. Cerca de 90% dos pacientes com alteração desses sintomas devido à Covid-19 apresentam recuperação parcial ou total da capacidade de sentir cheiros e gostos após um mês da doença. Porém, em 10% dos casos persiste a perda total do olfato e do paladar e, nestes casos, o dano pode ser irreversível.

De acordo com o presidente da Academia Brasileira de Rinologia, Dr. Fabrizio Ricci Romano, diferentemente de outros vírus respiratórios que acometem diretamente os neurônios, no caso da Covid-19 ocorre uma inflamação local no epitélio olfatório, comprometendo a chegada dos odores para o órgão responsável pela captação do olfato. 

"O impacto na qualidade de vida do paciente com anosmia, que é a perda total da capacidade de sentir cheiro, é significativo. Sem essa aptidão, a pessoa corre mais risco de acidentes domésticos, como não identificar o vazamento de gás de cozinha ou ingerir alguma comida estragada, isso sem contar a angústia por não conseguir apreciar o sabor dos alimentos, bem como a insegurança em questões de higiene por não sentir o cheiro do próprio corpo", aponta o médico. Saiba mais no site Terra

Por Tadeu Nogueira