sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DICAS DE COMO FAZER UMA BOA PROVA DO ENEM

CANDIDATOS DEVEM FICAR
ATENTOS AOS HORÁRIOS EM CAMOCIM
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão marcadas para amanhã (06) e depois. Além de reservar tempo para revisões e para relaxar, vale a pena ouvir as dicas de quem já passou pela prova e alcançou a sonhada meta de cursar o ensino superior. O estudante do curso de Letras-Português da Universidade Federal do Ceará (UFC), Francisco Holanda, 21, relata como viveu na pele as consequências do nervosismo momentos antes da avaliação. “Me alimentei muito perto da hora da saída. Fiz uma prova e não consegui terminar a outra porque passei mal”, conta. Para quem vai fazer a prova, o estudante indica dividir bem o tempo entre as provas e estar preparado para os longos enunciados das questões. “Não dá tempo de ler e reler. Leu, entendeu, marcou, porque não dá tempo de voltar”, recomenda. Outra dica de Francisco é não fazer uma prova toda de uma vez, priorizando as questões mais fáceis.
O estudante de Letras fala das diferenças entre o Enem e um vestibular. “O Enem é uma prova que requer conhecimento de mundo amplo, enquanto o vestibular exige conhecimento limitado. Os cursinhos acabam trabalhando com ‘decoreba’ e com estatísticas do que tem caído mais”. Para ele, por ter gráficos e figuras, geralmente as questões da avaliação trazem as respostas no próprio enunciado. A estudante de Administração das Faculdades Nordeste (Fanor), Laélia Dantas, 21, recomenda calma para enfrentar a prova. “É muito cansativo. Eu não gostava nem um pouco de fazer, mas estou começando a entender que é melhor, porque é mais fácil para alunos de escola pública passar”, opina. A partir da nota no Enem, Laélia conseguiu uma bolsa de 50% no Programa Universidade para Todos (Prouni). “É uma prova que exige conhecimento de mundo. Se você é uma pessoa bem informada, que sabe o que se passa no País, se sai bem”.
Atenção com os horários
Em Camocim, os candidatos devem ficar atentos porque o Enem se baseia no horário de Brasília. No primeiro dia, o exame começa às 13 horas (12h em Camocim) e termina às 17h30min (16h30min em Camocim). No segundo dia, a prova começa no mesmo horário mas, por conta da prova de Redação, termina uma hora depois, às 18h30min (17h30min em Camocim). Recomenda-se chegar ao local da prova com uma hora de antecedência, ou seja, às 11h em Camocim. Os portões fecham às 11h55min em Camocim. No dia da prova, é preciso levar: documento com foto, cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica preta. Não é permitido levar celular ou qualquer aparelho emissor e receptor de mensagens, como pagers, bips, walkman, mp3 ou similar. Calculadoras e aparelhos semelhantes também não são permitidos. Ao receber o Cartão-Resposta da prova e a folha de redação, marque no cartão a cor da capa do Caderno de Questões. Cuidado ao responder às questões de língua estrangeira. Fique atento ao gabarito. É preciso responder às questões do idioma que você escolheu ao se inscrever.
Postado por Tadeu Nogueira às 07:27h
Com informações do O Povo Online