sábado, 8 de fevereiro de 2014

A VIDA QUE EU RECOMENDO

REMAR, EXERCITAR E RELAXAR...
Se você é daqueles que não se contenta em simplesmente admirar a vista de uma bela paisagem, e também sente vontade de interagir um pouco mais com a natureza, de preferência a partir de uma atividade esportiva, que além desta interação te deixe em melhor forma física e mental, recomendamos boas remadas em um esporte que mais parece uma diversão, o caiaquismo. Em tempos de marés e ventos brandos ou em dias mais ensolarados, o caiaque vem contagiando "atletas" de fim de semana que buscam aliar o exercício da remada com o prazer de estar sobre as águas refrescantes de rios ou mares, e assim vêem agregando mais adeptos em cidades litorâneas como Camocim.
O esporte é facilmente aprendido em qualquer idade e é praticado em caiaques feitos normalmente de fibra. Modalidades não faltam, é possível remar sozinho, em dupla ou em grupo. O forte do caiaquismo é conquistar pela sensação de tranquilidade em meio à natureza, já que pode ser feito em lagos, lagoas, rios ou mar, e como toda atividade física realizada na água, é um esporte ótimo para quem quer fazer exercícios de baixo impacto, pois oferece um maior controle e estabilidade. Além disso, como a densidade da água é maior que a do ar, a intensidade do exercício também é aumentada e isso ajuda no emagrecimento. O trabalho muscular é intenso, eliminando praticamente todo o estresse acumulado na semana, além de melhorar a flexibilidade, a coordenação motora e o equilíbrio.
Durante a prática do caiaque o tronco permanece em movimento o tempo todo, enquanto a parte inferior mantém o equilíbrio, se movimentando também. Quem costuma dar algumas remadas pelo menos no final de semana, estará trabalhando as costas, que são muito solicitadas, o abdome, que, juntamente com os joelhos, ajudam a elevar ou afundar a popa do caiaque, e os braços, que exercem uma força propulsora, auxiliados pelos ombros, as coxas e pernas, que realizam movimentos de flexão e extensão. Mas para isso devemos seguir algumas orientações como fazer alongamentos antes e depois da remada e manter a pá do remo em perpendicular com a água, durante o movimento com os braços. Devemos estar atento também para o design do próprio caiaque e a escolha do remo que deve estar em harmonizar com o tipo de caiaque e com o perfil das suas atividades. 
O caiaquismo pode ser vivenciado nas mais variadas regiões, tanto no litoral como para quem mora longe dele. Em Camocim, costumeiramente os lugares mais frequentados pelos remadores à caiaque são o Laguinho da Torta,  a enseada da cidade, próximo ao cais do porto e a Ilha do Amor. A travessia de caiaque da cidade para a Ilha do Amor é uma aventura muito prazerosa, desde que obedecido alguns cuidados essenciais como o uso de coletes salva-vidas e atenção redobrada com as correntezas das águas no encontro do mar e do Rio Coreaú. Para poder fazer uma remada tranquila nessa travessia, é importante programar a saída e o retorno de acordo com a maré. Fique atento aos horários que ela estará enchendo ou secando. Uma outra dica interessante é que as melhores horas pra remar são bem cedinho ou no final da tarde, pois além do vento ser mais tranquilo, o sol é menos castigante. Experimente! Veja mais fotos AQUI
Recomendado por Gerfeson Vasconcelos
Curta AQUI a Fan Page do grupo