domingo, 3 de abril de 2016

A PRIMEIRA AGÊNCIA DO BB NO INTERIOR DO CE FOI INSTALADA EM CAMOCIM

O Historiador e Colunista do Camocim Online, Carlos Augusto P. dos Santos, escreveu em seu excelente Blog Camocim Pote de Histórias, uma relevante matéria contando um pouco da história do Banco do Brasil no município. Texto imperdível, principalmente para os mais jovens. Segue abaixo a publicação: 
Antes mesmo das iniciativas particulares ou em associação de acionistas como o Banco Auxiliar e Agrícola (década de 1930) e Banco do Comércio e da Lavoura (fundado em 1941) atuarem como instituições bancárias na cidade, o Banco do Brasil em Camocim já funcionava como sendo uma das primeiras quarenta agências do país (a nossa é a de número 39) e a primeira do interior cearense. Nos anos 1950 em todo o Ceará só existiam dez agências (Aracati, Camocim, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Quixadá, Senador Pompeu e Sobral). Desde o ano de 1918 temos registros da atuação do Banco do Brasil em Camocim como sucursal. Em 9 de janeiro de 1919 foi inaugurada a agência na Rua da Estação (atual Engenheiro Privat), noticiada em primeira página pela Folha do Litoral de Camocim em 12 de janeiro do mesmo ano. O primeiro gerente foi o Sr. Antonio Lima e Silva. Na matéria ressalta-se a importância da agência para a região norte do estado do Ceará:
"O Banco do Brazil em Camocim, vem auxiliar muito de perto a agricultura, o comercio e a industria desta zona".
A foto ao lado, na confluência das ruas Alcindo Rocha e José Maria Veras, onde atualmente está localizada a empresa Varejão Machado,  foi outro endereço onde funcionou o Banco do Brasil até ser construída sua sede definitiva na rua José de Alencar. Neste mesmo local, funcionou também a Caixa Econômica, antes de se transferir para sua sede própria, na Rua José de Alencar.
Por outro lado, algumas casas comerciais das primeiras décadas do século XX, como a Nicolau & Carneiro, eram também representantes de bancos nacionais e internacionais.
Carlos Augusto Pereira dos Santos
Historiador
Conheça o Blog do Colunista AQUI