Avenida Principal de Paracuru se transformou em um corredor da folia. Lá, os foliões esperavam as diversas bandas comandarem a festa de cima do trio elétrico.
Como estava previsto pela Fundação Cearense de Meteorologia do Ceará (Funceme), o Carnaval no Litoral Oeste foi debaixo de muita chuva. Praticamente em todas as praias do litoral, de Camocim a Paracuru, a chuva não deu trégua. Mesmo assim, os foliões não ficaram em casa. O banho de chuva, seja dentro do mar ou dançando com os amigos na praça, dava ânimo para continuar na folia.
E o Carnaval do município de Paracuru reuniu, mais uma vez, o maior número de foliões no Litoral Oeste do Estado. Todas as noites, as bandas percorriam a avenida principal em cima de um trio elétrico. Era um tipo de corredor da folia unificado, em que os blocos formados por famílias e amigos se encontravam para completar a festa. Mesmo sujos de goma e spray de espuma, todos permaneciam na praça após o mela-mela, esperando a programação noturna. Em cada noite, o trio dava duas voltas pela avenida e animava o público por onde passava. Assim, todos os carnavalescos viam “a banda passar” e não tinham como ficar de fora da festa. Por dia, a cidade recebeu três bandas de axé, totalizando 12 atrações durante a folia.
Uma das atrações em Paracuru foi o grupo da Bahia, Banda Byrutta. Pela primeira vez os vocalistas trocaram o Carnaval de Salvador para animar o litoral do Ceará e não se arrependeram. O secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paracuru, David Nunes, informou que a Prefeitura Municipal investiu mais de R$ 100 mil para promover a folia em 2009. O recurso foi alocado na infra-estrutura da cidade, para receber os foliões, como também na segurança, equipes de fiscalização e de apoio.
Fonte: DN
Foto: Cid Barbosa
Postado por Tadeu Nogueira