segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

DORMINDO COM O INIMIGO

OS LIXÕES RESIDENCIAIS DE CAMOCIM
O lixo residencial existente em Camocim é algo de assustar qualquer sanitarista. A prática de "guardar" o lixo em grandes quintais ainda existe em nossa cidade. Muitas casas são verdadeiros lixões, o que expõe perigosamente os moradores e vizinhos a todo tipo de doença causada pelo acúmulo de lixo (detritos orgânicos, garrafas, pneus velhos e tudo que possa servir de moradia para o mosquito da dengue).
Infelizmente isso ocorre e muitas vezes nem mesmo o poder público consegue convencer essas pessoas do perigo a que elas estão expostas.
A Fundação Nacional de Saúde usando da criatividade, criou anos atrás uma campanha para tentar retirar do interior das casas dessas pessoas todo esse lixo acumulado. Isso consistia na entrega de um cupom para cada kg de lixo recolhido. Esse cupom valia para o sorteio de vários brindes, que por sua vez eram doados pelo comércio local e prefeitura. Os prêmios iam do ferro elétrico à bicicleta e eram sorteados no encerramento da campanha, que durava geralmente uma semana. Na época, documentei em vídeo para a FNS toda essa campanha e foi incrível o resultado. Havia residência que você jurava de "pé junto" que seria impossível o sujeito enfiar de volta todo o lixo que ele havia retirado de dentro. Em outras, o "caba" dizia com a cara mais lisa do mundo: "Rapaz, esse corre-corre nosso é de lascar, quando a gente pensa que não, o lixo acumula né não?". Isso era o de menos, pior mesmo era encontrar crianças em cima dos entulhos colocados nos "barreiros" dos quintais, geralmente nuas e com o olhar nada atento das mães, que vez por outra soltavam um "Menino, ô menino, ora mais esse menino".
Vou ser bem sincero e essa vai diretamente para quem cuida da saúde em Camocim: Faça essa mesma campanha novamente em nossa cidade e você verá o resultado. Pode dizer por aí que a idéia foi sua, do prefeito ou de quem quiser ser pai da criança. Esse blog não tem interesse particular, e sim, no bem estar da coletividade.
Sábado (14), durante uma solenidade, escutei de uma autoridade de Camocim que idéias boas devem ser copiadas. Copiem essa da FNS então, pelo bem da saúde pública, como forma de esclarecer a parcela de nossa população que ignora os riscos que estão correndo. Enfim, por um Camocim mais saudável para todos que aqui residem ou visitam.
Postado por Tadeu Nogueira