sábado, 9 de maio de 2009

PREFEITO DE GRANJA É VAIADO

DEPUTADO GONY ARRUDA FOI
OUTRO "HOMENAGEADO"
Se alguém tivesse tido a idéia de vender protetor de ouvido na frente do ginásio de Granja, onde ocorreu o evento do governo do estado, tornando a cidade sede administrativa por um dia, esse "caba" tinha faturado alto. O coitado do cerimonialista já estava se sentindo culpado, já que bastava ele começar a frase: "Convidamos o Prefeito Esmerino..." ou "Convidamos o Deputado Gony...", para que as vaias estrondassem no ginásio. Entre pessoas que estavam no local, chegamos a conclusão que a vaia era da espécie "kerosumi", de origem japonesa, muito difundida entre a classe de políticos ocidentais.
O Governador chegou a pedir, em vão, que o público parasse de vaiar, mas esse pedido não foi atendido, tanto que logo em seguida, Gony Arruda recebeu uma vaia maior ainda, quando citado pelo Governador no início de seu pronunciamento.
Na coletiva de imprensa, que você verá na íntegra segunda-feira aqui no blog, Esmerino Arruda praticamente tomou a palavra do Governador, exigindo que os jornalistas fizessem perguntas pra ele também, atitude que deixou todos boquiabertos, já que o momento era totalmente voltado para que soubéssemos das ações que a autoridade máxima do estado estava fazendo diante do caos que tomou conta do Ceará.
Pior foi quando, sob apelo de um constrangido Cid, a imprensa atendeu o "pedido" de Esmerino, fazendo uma pergunta sobre as ações preventivas que a Prefeitura teria feito antes de começar esse inverno.
Esmerino respondeu evasivamente sobre isso, mas em seguida utilizou o espaço conquistado na marra, para dizer que as manifestações contrárias recebidas por ele e o Deputado Gony Arruda, foi algo arquitetado por uma criatura ligada à SEMACE e IBAMA, que pagou R$ 20 reais para cada pessoa ir até o ginásio e meter a vaia nos dois.
Ou seja, o Prefeito de Granja usou um espaço precioso, numa coletiva com jornalistas de todo o estado, que tinham como objetivo levar informações sobre as ações do governo estadual diante da situação de mais de 200 mil desabrigados, para dar a "preciosa" informação de que as vaias que recebeu foi por conta de picuinha política local.
Para fechar com chave de ouro as intervenções nada ortodoxas do Prefeito de Granja, ele simplesmente afirmou que está pensando em utilizar os recursos do FUNDEB no combate aos efeitos da enchente, como recuperação de estradas e outras providências. A reação do Governador foi instantânea ao afirmar que se ele fizer isso, incorrerá em um erro gravísisimo, já que os recursos do FUNDEB não podem ser utilizados em algo que não seja ligado à educação. Além disso, o governo do estado estava liberando R$ 500 mil reais para Granja, levando-se em conta que o Prefeito ressaltou o problema das estradas como o mais grave, esse dinheiro daria para contratar centenas de horas de máquinas pesadas e ainda sobrava.
Esse preâmbulo mostra um pouco do que vocês assistirão segunda-feira. Com certeza foi uma coletiva inusitada, com intervenções irrelevantes de quem acha que a imprensa do estado está interessada em questões pequenas e provincianas.
A coletiva está imperdível, portanto, segunda-feira você não pode deixar de acessar o primeiro blog de notícias de Camocim.
Postado por Tadeu Nogueira