terça-feira, 19 de maio de 2009

QUEREM DESCOBRIR A PÓLVORA

GOVERNO VAI TORRAR UMA NOTA PRA SABER
QUAL A "VOCAÇÃO" DE NOSSO PORTO
O setor portuário cearense vai trabalhar de forma integrada. Para isso, será elaborado o Plano de Desenvolvimento e Integração Portuária cuja coordenação será feita pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) mediante parceria com a Cearaportos, sua vinculada, a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e a Companhia Docas do Ceará. O Plano, orçado em R$ 1,4 milhão, visa realizar um diagnóstico da situação dos portos cearenses, em especial o Terminal Portuário do Pecém e o do Mucuripe, e, a partir desses estudos, identificar suas vocações e potencialidades.
O estudo vai apontar qual a verdadeira vocação de cada porto e indicar os meios para que estas sejam otimizadas, revelando que o Plano não será aplicado apenas aos dois maiores portos cearenses, o Pecém o do Mucuripe, mas também aos portos menores como Camocim, Acaraú e Aracati, de forma que também desenvolvam suas potencialidades.
Fonte: Site do Governo do Ceará
Lá vou eu: Por via de regra, quem se deparar com a matéria acima, vai deduzir que o porto do Pecém veio antes que o nosso, que nossa potencialidade ainda é um incógnita para os burocratas do governo. Camocim é um porto natural, enquanto Pecém foi feito na marra, para valorizar mega-latifundiários. Com metade do dinheiro que foi gasto por lá, daria para dragar o nosso, revitalizar e voltar a receber navios de todas as partes do mundo. Gastar dinheiro indo atrás de diagnosticar a "verdadeira vocação" do porto de Camocim é uma das coisas mais idiotas que já li nessa vida. Se querem saber mesmo qual a nossa vocação, mandem um técinico, paguem somente uma diária e uma quentinha no "mosqueiro". O resto, com uma tarde de bate-papo com Seu Artur Queirós, ele vai sair daqui um mestre no assunto.
Postado por Tadeu Nogueira às 05:20h