
.ESGOTO JOGADO NO MAR EM CAMOCIM
Em Camocim, no Litoral Oeste, pescadores e comerciantes estão preocupados com a poluição na orla. Segundo eles, dejetos estão sendo jogados no local, prejudicando a saúde dos moradores e a venda do pescado. Imagens feitas por um cinegrafista amador mostram o momento em que uma das estações elevatórias do serviço de água e esgoto é esvaziada, e o esgoto é jogado dentro do mar. A cena impressiona. A água que recebe o esgoto da estação de tratamento é a mesma em que crianças brincam e que serve de sustento para muitas famílias. Em Camocim, cerca de 2.000 famílias vivem da pesca artesanal, principal fonte de renda da cidade, mas, segundo os pescadores, essa atividade pode está ameaçada devido ao esgoto que está sendo jogado no mar. “Vem rato, vem gato, vem cachorro, vem tudo do esgoto.
A gente tem medo de tomar banho no mar, porque tá tudo contaminado”, denuncia o pescador Fernando Pereira. O esgoto jogado no mar preocupa pescadores e comerciantes. “Era pra ter uns carros-pipa pra tirar esse esgoto e ‘jogar no mato’, não no mar, onde o povo toma banho”, comenta o pescador Antônio Carlos.
Segundo a superintendente do serviço de água e esgoto de Camocim, há quatro estações elevatórias. Quando uma enche, todo o dejeto é levado para as outras estações até chegar à lagoa de estabilização. Ela diz que o que foi jogado no mar não é prejudicial ao meio ambiente. “Eles podem ficar tranquilos, porque esse tratamento de esgoto tem 15 anos, e o SAAE nunca contaminou o mar. É tudo água da chuva”, garante Wilsiana Rodrigues.
Mas quem passa pelo local, não deixa de reclamar e pedir providências. “Eles passam de três meses sem limpar, e a gente nem consegue dormir com o mal cheiro”, denuncia uma comerciante. Assista AQUI a matéria em vídeo.
Fonte: DN/Bom Dia Ceará
Postado por Tadeu Nogueira às 17:50h