Ignorando apelos do Ministério da Saúde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou ontem a lei que regulamenta os mototaxistas. Segundo estimativas da categoria, há hoje no país 500 mil profissionais em atividade em 3.500 municípios. Com a lei, o número deve aumentar.Procurada ontem, a Prefeitura de São Paulo disse apenas que não pode descumprir a lei e que está estudando como será a aplicação dela. A sanção vai na contramão do que pensava o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Quando o projeto foi aprovado no Congresso, ele o classificou como "preocupante" devido aos altos índices de mortes por acidentes de moto --pelo menos 19 por dia, segundo os dados mais recentes.
Para Flávio Emir Adura, presidente da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), a lei está "na contramão da vida". Segundo ele, o número de mortes no trânsito envolvendo motos deve duplicar, já que os passageiros, muitas vezes, não estão preparados para esse transporte. A lei traz exigências como colete de segurança e curso especializado para transportar passageiros em motos. A atividade só poderá ser exercida por maiores de 21 anos e ter dois anos de experiência com motos. Haverá também uma regulamentação da lei com a duração dos cursos de habilitação e itens de segurança. Uma das possibilidades é obrigar os profissionais a oferecerem toucas higiênicas aos passageiros.
Fonte: Agora São Paulo
Lá vou eu: Em Camocim, 200 mototaxistas circulam pelas ruas. Esse número é oficializado pela Prefeitura de Camocim, responsável pela liberação ou não das autorizações para a função de mototaxista.
Postado por Tadeu Nogueira