quinta-feira, 6 de agosto de 2009

BELEZA E PAZ EM TATAJUBA

A partida é do Porto de Camocim. Só de balsa é possível atravessar o Rio Coreaú. São poucos minutos até chegar na Ilha do Amor. Do local, a viagem segue com carro de tração por trilhas na areia. A primeira parada é em dunas gigantes. Entre uma e outra, a água da chuva formou piscinas naturais. Depois, vem uma trilha de carnaubal. A espécie é vista em abundância junto aos pés de mandacaru. Na ponte das imburanas, passa um braço do Rio Coreaú, e alguns quilômetros à frente, se chega a uma praia deserta. São quilômetros de mar calmo, praticamente sem ondas, torneado por uma areia macia e belos coqueirais.
Na sequência, a Praia do Cai-cai, a do Coqueiro e a duna funil. Nem precisa de explicação para esse nome, apenas coragem para praticar o esquibunda.
No rumo da trilha, se chega a Tatajuba, uma pequena vila de pescadores, quase nativa. No lugar, a atração é a duna encantada. Dizem os nativos que, há muitos anos, um navio teria naufragado no local e estaria embaixo de toda a areia. A dona-de-casa Delmira Silvestre conhece a história e as lendas. O ponto final do roteiro é a Lagoa da Torta. Ela tem cerca de 20 km de extensão e, nesta epoca do ano, está ainda mais bonita por conta das chuvas. Por isso, vale o passeio de barco. Os visitantes aproveitam a lagoa para a prática de esportes radicais. Melhor é encarar essa viagem degustando uma das delícias que vem do mar. É no cardápio vivo que os turistas escolhem o prato: peixe, lagosta, camarão. É difícil nao se encantar com o contraste de simplicidade e riqueza em pleno Litoral Oeste do Ceará. Confira a reportagem clicando AQUI.
Texto de Tereza Tavares (Repórter da Tv Verdes Mares)
Postado por Tadeu Nogueira às 07:45h