“Se as mentes não mudam, estruturas e sistemas políticos continuarão a escravizar o homem”. Essa frase não sei de quem é, mas traduz nossa crucial realidade. Mas, será que existe uma fórmula secreta que consiga transformar as resistências humanas?Reencontrei um amigo que não via há algum tempo, já que o mesmo não mora mais em nossa linda Camocim. Conversamos um pouco e ele citou uma frase já nossa conhecida: “Camocim não mudou nada”. E concordei com ele, realmente Camocim não mudou nada, parece que parou no tempo; se é que isso seja possível. Outra frase citada na conversa: “Camocim não vai pra frente, porque não existe continuidade, tudo tem prazo de validade”. Traduzindo para quem não entendeu: infelizmente o sistema político que rege nossa sociedade não respeita as boas ações e os bons projetos de um sistema político anterior e isso ocorre desde os tempos de nossos tataravôs, bisavôs, ou seja, foi passado de geração a geração.
Calma aí para as mentes estagnadas. Vamos aos fatos. Onde está fonte luminosa? Onde está teatro municipal? O que foi feito do cinema? O que aconteceu com a fábrica de castanha? O que aconteceram a tantos outros incontáveis projetos de desenvolvimento social e econômico de nosso município? Não é preciso remexer muito na memória de nossos ancestrais ou mesmo em nossa memória para que cheguemos a uma conclusão: não existem!
E por que essas indagações foram feitas? Para que possamos elucidar um fato simples; com quase 130 anos de emancipação, Camocim infelizmente deixa muito a desejar quanto à existência de mudanças de nossos gestores, gestores estes que não souberam respeitar seus munícipes, que por suas mentes que não mudaram e não mudam contribuíram com a escravidão social e a cegueira política de tantas mentes que também não mudaram e não mudam. E antes que algum desavisado pense que sou A ou B, comunico que tenho paixão partidária. Minha paixão entre tantas que tenho é ser livre. Alguém sabe o significado dessa palavra para uma cidade como Camocim? Quem entender, vai também compreender o significado desse texto!
Postado por Ayla Sousa