quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CUBA NEGA VISTO À YOANI MAIS UMA VEZ

"DE CUBA, COM CARINHO" É
LANÇADO NO BRASIL, SEM YOANI
“Os cidadãos cubanos são como crianças. Precisam de autorização do “papá” para ir e vir”, diz, ao telefone, Yoani Sánchez. “Comportei-me mal porque conto como vivemos em Havana.” Para tentar tirar a autora do blog Generación Y do “castigo”, senadores brasileiros mobilizaram-se para pressionar o governo de Cuba a liberar o visto de Yoani e permitir que ela viesse ao Brasil em outubro, quando a Editora Contexto lança seu livro De Cuba com Carinho.
Cuba assinou, em 2008, o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, que garante o direito de livre circulação, até mesmo para o exterior. Mas Yoani já teve o visto negado três vezes só este ano. A permissão para a visita ao Brasil seria um sinal de que Cuba está disposta a praticar o que assina. Não praticou, pela quarta vez esse ano ela foi proibida de sair de Cuba.
“Não tenho esperanças de viajar. Viajo virtualmente no blog”, resigna-se Yoani. “Mas é a primeira vez que políticos tentam me levar a um país e fico feliz que seja o Brasil.”
Hoje (29) haverá o lançamento do livro de Yoani no Rio de Janeiro, a quarta cidade que mais acessa nosso blog, no auditório do O Globo, às 19:00h, tendo como debatedores Fernando Gabeira, Pedro Doria, Carlos Alberto Teixeira e Paulo Uebe. O mediador será Renato Galeno. A quantidade de lugares é limitada, por isso é importante chegar o mais cedo possível. Mais informações através do tel: (21) 2220-4466
Para comprar o livro pela internet clique AQUI
Com informações do Estadão e Geração Y
Postado por Tadeu Nogueira