domingo, 29 de novembro de 2009

CEARENSE LANÇA LIVRO EM CAMOCIM SOBRE NAVEGAÇÃO GAÚCHA

No último dia 7 de Novembro, por ocasião da XII Jornada de Confraternização Camocinense, realizada pelo Grupo Idosos e Vaidosos, de Fortaleza, composto de filhos de Camocim, além de admiradores de nossa cidade, houve o lançamento do Livro Navegação - A História do Transporte Hidroviário do Interior do Rio Grande do Sul, de autoria de José Ramalho de Campêlo (foto) e Paulo Antonio Dutra Duhá. Esse trabalho minucioso propõe-se a registrar para a História a participação efetiva da atividade hidroviária na formação socioeconômica e cultural do estado.
Os autores decidiram unir esforços na produção de um trabalho visando a resgatar a memória do setor desde os seus primórdios. Um dos colaboradores para que esse lançamento fosse possível em Camocim foi Osmundo Campos, um dos precursores da radiofonia camocinense. Ele disse ao blog que o livro nos remete por várias vezes ao desenho hidrográfico de Camocim, o que nos aproxima mais ainda da história de vida de Manoel Ramalho.
É que Durante uma conversa informal, no "alpendre" do Restaurante do João Algodão, tendo como cenário a Ilha do Amor, ficamos sabendo do próprio autor, funcionário aposentado da Marinha Mercante, que no período entre 1954 e 1959, prestou serviços em nosso Porto, exatamente no auge do movimento portuário de Camocim. Apesar do livro falar do estado de Rio Grande do Sul, Manoel Ramalho disse que nunca deixou de visitar nossa cidade. Mas não pensem que ele é mais um gaúcho que se apaixonou por Camocim. Na verdade, ele nasceu em Independência, sertão cearense, e depois disso tomou vários rumos, sendo um nômade desde então.
Como adquirir o livro: ramalho@sindarsul.com.br, Tel: (51) 3224-7624
Postado por Tadeu Nogueira às 10:12
Foto: Tadeu Nogueira