sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

MPF ENTRA NO CASO ESTALEIRO E REACENDE A CHANCE DE CAMOCIM

Após requisitar informações relativas ao andamento do projeto de instalação do estaleiro na praia do Titanzinho, o Ministério Público Federal (MPF) no Ceará avalia a possibilidade de agendar reuniões com os órgãos envolvidos no processo. Somente após os encontros o MPF decidirá sobre novas medidas. De acordo com o procurador da República Francisco de Araújo Macedo, a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) apresentou, em outubro de 2009, lista de seis pontos em que se estudava a possibilidade de instalação do estaleiro: Titanzinho, Pirambu, em Aracati - na foz do rio Jaguaribe -, Camocim, Paracuru e Porto do Pecém.
Macedo afirma que a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) ``foi taxativa ao informar o interesse da União na área``, caracterizada por ``terrenos de marinha e acrescidos de marinha``. De acordo com ele, existe em curso ``um programa da União de regularização fundiária face à baixa renda de seus ocupantes`` e também não há autorização da SPU para a construção. As questões técnicas cabem à Adece, afirma o presidente do órgão, Antonio Balhmann, enquanto fica para o governador e a prefeita as questões políticas sobre a área do empreendimento. Fonte: DN/O Povo
Lá vou eu: Eu nunca vi o prefeito de Camocim se posicionar publicamente sobre esse assunto. Eu nunca vi uma só instituição representativa, seja comercial ou até mesmo filantrópica, pelo menos opinar sobre o estaleiro. Se isso foi feito, com certeza não foi com o interesse de dar publicidade ao ato. Nesse caso podemos deduzir, que do ponto de vista das instituições e da administração desse município, Camocim não precisa desse tipo de investimento, que vai gerar 1.200 empregos diretos e inúmeros indiretos. Quanto à existência de algum movimento popular, bom, desde que me entendo por gente, Em Camocim, só existe aglutinação de pessoas em busca do mesmo objetivo, de dois em dois anos, nesse intervalo, vem a hibernação.
Postado por Tadeu Nogueira às 04:58h