quinta-feira, 11 de março de 2010

SENADO APROVA AUMENTO DA GORJETA

Um projeto aprovado nesta quarta-feira (10) no Senado permite bares e restaurantes cobrar gorjeta de até 20% nas contas encerradas depois das 23h. O projeto ainda precisa passar pela Câmara. Os 10%, cobrados hoje, não são obrigatórios, mas a maioria da clientela paga. "Se eu sou bem tratado, eu pago. Se não sou bem tratado, eu questiono", diz o publicitário Paulo Bertoni. "É mais ou menos igual a estacionamento. A gente não quer, mas fica intimidada e paga", fala a aposentada Socorro Paulo. O projeto para virar lei ainda precisa passar pela Câmara e é apenas uma sugestão. Gorjeta paga quem quer. Ninguém é obrigado e continuará não sendo, mesmo que a lei seja aprovada.
Lá vou eu: No Senado existem projetos engavetados que tratam do código penal, de leis trabalhistas, do código de trânsito, etc. Daí vem o Senado aprovar uma lei que legalmente é apenas uma "sugestão". Vamos traduzir pra você o motivo do interesse do Senado ok?
Isso é um grande lobby dos donos de restaurantes do páis, simplesmente porque essa comissão, que hoje é de 10%, não vai diretamente para o garçom. Ela é embutida como parte do lucro do estabelecimento, que por sua vez repassa apenas o que foi combinado num acordo de gaveta. Se a de hoje, que também é sugestão, eles "exigem", imagine essa que teve até votação no Senado. Não se engane, nada no Brasil é por acaso.
Postado por Tadeu Nogueira às 07:34h
Com informações a Agência Brasil