quarta-feira, 3 de novembro de 2010

SAAE DESPEJA DEJETOS EM CARTÃO POSTAL DE CAMOCIM

Um fedor insuportável vem tomando de conta, mais uma vez, de um dos mais belos csrtões postais de Camocim. O point dos camocinenses, a bela beira-mar, com suas pousadas e badalados restaurantes, com vista privilegiada para o imenso manguezal, mesclado às dunas da Ilha do Amor, separados pelo Rio Coreaú, que deságua no Oceano Atlàntico, está servindo de depósito de dejetos para uma das estações elevatórias do Serviço de Água e Esgoto (SAAE) que fica ao lado da Prefeitura de Camocim. Além da imundície e da fedentina, o SAAE comete claro crime ambiental ao jogar nas águas de um rio, não só fezes, mas esgoto hospitalar (esgoto bruto, sem tratamento). Segundo informações, uma das possíveis causas desse "despejo" de esgoto tenha sido o defeito na bomba que joga os dejetos para o Bairro do Coqueiros, onde fica a Lagoa de Estabilização do SAAE, que por sua vez não tem licença da SEMACE para estar em operação. Com isso, os dejetos que se acumulam são automaticamente jogados no mar pela abertura que pode ser observada na foto da matéria. Isso já vem ocorrendo desde ontem e entra em ritmo acelerado quando a noite se aproxima.
É de praxe que se tenha uma bomba reserva para esses casos, pelo jeito não há. Ainda sobre a tal lagoa, Lázaro nos informou que, em breve, o fedor vai alcançar boa parte de Camocim. É que para manter o ar respirável, alguns materiais são necessários para o serviço de manutenção, mas acontece que a administração municipal não está muito disposta a liberar verba pra isso.
Vale lembrar que o SAAE cobra 50% de taxa de esgoto e que recentemente, através de projeto de lei enviado pelo Prefeito e aprovado pela Câmara, o SAAE vai receber um "abono", tirado do bolso do povo de Camocim, de R$ 315 mil reais, que certamente servirá, em parte, para cobrir o rombo de quase R$ 200 mil, deixado pela administração de Wilsiana Rodrigues, nome de confiança do Prefeito Chico Vaulino, demitida em maio de 2010, por desvio de recursos do SAAE, após denúncias e posterior sindicância, o que motivou uma ação do Ministério Público por ato de improbidade, que atualmente tramita na justiça.
Enquanto fazíamos o flagrante desse absurdo, hoje (03) pela manhã, dava pra ver um pescador, bem próximo ao local, jogando sua tarrafa em busca de seu pescado, pescado esse que certamente será comercializado. Não é a primeira vez que o SAAE comete tal absurdo. Em 29 de maio de 2009, o mesmo procedimento foi realizado na elevatória que fica ao lado das pesqueiras, local onde mais se comercializa peixes em Camocim. Na ocasião, flagramos mangueiras do SAAE (AQUI) jogando m.... na praia. A matéria virou até tema de reportagem da Tv Verdes Mares (AQUI). Diante desse frequente absurdo praticado num destino turístico, ou a SEMACE não considera isso um crime, ou a lei não se aplica ao SAAE de Camocim. Veja mais fotos AQUI.
Postado por Tadeu Nogueira às 09:20h
Fotos: Vando Arcanjo