sábado, 26 de março de 2011

EM HOMENAGEM AO DIA DO TEATRO, SOBRAL PROMOVE SEMANA DAS ARTES CÊNICAS

Em comemoração ao Dia do Teatro, 27 de Março, Municípios agendam programação para marcar a data. A Secretaria de Cultura e Turismo e o SESC, da cidade de Sobral, iniciaram na sexta-feira (25), uma vasta programação alusiva à data, dentro da Semana de Artes Cênicas 2011. Nesta sábado, às 19:00h, no Boulevard do Arco, haverá a apresentação da peça "Poesia em cada canto", com os atores Rogênio Martins e Manoel Messias (gratuito). Já às 20:00h, na Praça Quirino Rodrigues, acontecerá o Show “Os jardins Suspensos, um tributo a Rita Lee” (gratuito). No domingo, Dia Mundial do Teatro, o espetáculo fica por conta da peça “Rosário”, de Salvador, no Theatro São João, com ingressos de R$2,00 e R$1,00. Mais informações: (88) 3611-2712 / 3611-0954. Os ingressos dos espetáculos apresentados no Theatro São João estarão disponíveis uma hora antes de cada espetáculo.
Lá vou eu: Só Deus sabe como eu queria postar um dia essa mesma programação direcionada à minha querida Camocim. A cada ano que passa lamento profundamente, por mim, pelas minhas filhas e por milhares de camocinenses, por sermos tolhidos do direito constitucional que exige do poder público o acesso do povo à cultura e lazer. O mesmo poder público, no caso de Camocim, que se "gaba" de ser "profissional" quando se trata de arrecadar impostos. Pra arrecadar é um leão, pra trabalhar...
Até 1995, um dos grupos de teatro mais antigos do estado, o Grupo de Teatro Pinto Martins, ainda se "arrastava" na cidade, promovendo oficinas e apresentando algumas peças. Daí em diante sucumbiu de vez, existindo hoje em dia apenas num pedaço de papel. Toda uma geração de lá pra cá ficou à mercê da sub-cultura televisiva, se transformando na geração "chupa que é de uva". Quem quiser cultura e lazer tem que procurar outros rincões, onde a constituição é respeitada. É vergonhoso. A Secretaria de Cultura de Camocim não merece esse nome há tempos. Deveria mudar para Secretaria do "Forró". Não há incentivo ao teatro ou aos movimentos que retratam a história local, como a quase extinta dança do côco. Já Sobral, essa cidade há tempos dá exemplo de respeito ao seu povo e à carta magna desse país.
Ao iniciar esse desabafo lembrei de uma pessoa que sempre lutou pelo teatro camocinense, que sempre respirou e exalou cultura e arte, tendo participado de diversas manifestações culturais na cidade, sempre com criatividade e talento. Dedico esse "grito" à minha amiga Luduvica Duarte. Camocim também "já teve" cultura.
Postado por Tadeu Nogueira às 10:02h