sábado, 16 de abril de 2011

MEMORIAL PINTO MARTINS

MEMORIAL PINTO MARTINS
(Carlos Augusto P. dos Santos)
"Da glória ficou mesmo o nome em Fortaleza: Aeroporto Internacional Pinto Martins. Mas quem foi ele? Euclides Pinto Martins, nascido em 1892 na pequena cidade costeira do Ceará, Camocim. (...) ... aí, em 1922, concebeu a ideia do raid New York - Rio, celebrando o Centenário da Independência. (...) Brasil, afinal: Belém, São Luís e... Camocim, o berço do herói. (...) Afinal, em 8 de fevereiro de 1923, a chegada triunfal ao Rio, aviões da Marinha sobrevoando a Guanabara a receber os aeronautas, novas multidões delirantes. Recepção do Catete, dada pelo presidente Bernardes. Medalhas, prêmios, selos comemorativos. Mas a glória é breve. Cedo, aos poucos, Pinto Martins voltava ao anonimato... O Brasil não cultiva mesmo os seus heróis. (...) No Rio, deram o nome de Pinto Martins a um beco obscuro da Lapa".
Esses são trechos de uma crônica de Rachel de Queiroz no jornal "Estado de São Paulo" que recolho para marcar o "Dia de Pinto Martins", 15 de abril, efeméride criada em 2008 juntamente com uma comenda pela atual administração municipal. Já falei aqui da vontade de nosso amigo Francisco Olivar (Vavá) em intermediar junto à família de Pinto Martins a vinda dos restos mortais do nosso aviador que seriam encerrados em um memorial em Camocim, sem receber, contudo, a atenção devida da gestão municipal.
Em 2008 fui convidado a palestrar sobre a história de Pinto Martins e não sei se consegui falar de uma ideia publicada nos jornais da época, que era a criação de um Memorial a Pinto Martins. A ideia ficou no papel e, efetivamente, acabou por se oficializar a data de nascimento do aviador e a criação de uma comenda que homenageia personagens ilustres desde então.
Continue lendo AQUI e AQUI leia, na íntegra, a Crônica de Raquel de Queiroz, "O Avião que Decolou em Camocim", citada na matéria acima, publicada inicialmente no Estadão (versão impressa), cedida ao Camocim Online pelo amigo "Vavá", e republicada digitalmente, de forma inédita no blog, na edição de 20 de Novembro de 2010, em virtude das comemorações dos 100 anos da escritora, que também foi membro da cadeira 15, da Academia Camocinense de Letras.
Postado por Tadeu Nogueira às 08:02
Com informações do Blog Camocim Pote de Histórias