quarta-feira, 15 de junho de 2011

SUA DOR TEM HORA MARCADA?

Por volta das 07:00h desta quarta-feira (15), bateu em minha porta um casal em uma moto,  um tanto aflito. Os dois vinham do Hospital Murilo Aguiar, com uma ficha de atendimento de emergência na mão, em nome de Elenir Marques. Seu esposo falou então que a atendente, após preencher a ficha,  disse que o médico só iria iniciar o atendimento a partir das 09:30h da manhã. Elenir chegou ao hospital às 06:45h, queixando-se de fortes dores  no estômago. Seu esposo disse ainda que a atendente havia perguntado "por que ele não havia dado algum remédio pra ela". Ele disse que não deu porque não era médico e que por isso é que estava com ela num hospital. Revoltado como a forma como foi atendido, o casal foi então em busca de uma farmácia, na esperança de que lá, alguém "adivinhe" a origem da dor de Elenir.
É bom lembrar que dificilmente alguém, em sã consciência,  decide sair de casa às 06:45h, pra ir até um hospital, se a dor que estiver sentindo não obrigá-la a isso. A ficha com dados da (quase) paciente está devidamente escaneada e à disposição da direção do hospital, assim como o espaço para algum esclarecimento.  
Lá vou eu: Pelo jeito, da próxima vez, é bom Elenir ligar para o hospital antes, assim ela sabe que hora ela poderá sentir dor, pois se "bater" com a mesma do atendimento médico, é "batata".  
Postado por Tadeu Nogueira às 08:03h
Atualizando às 15:28h - A direção do hospital entrou em contato com o blog, pediu cópia da ficha de atendimento da paciente, voltou a entrar em contato e esclareceu o seguinte: A paciente chegou realmente às 06:45h, queixando-se de dor abdominal, afirmando que vinha sentindo isso há dias. Ao preencher a ficha, a atendente foi até a área de atendimento da emergência atrás do médico plantonista, Dr. Wágner, que no momento encontrava-se atendendo outra paciente. De volta ao balcão de atendimento, a funcionária foi interpelada por outra pessoa, que perguntou sobre o Dr. Alexandre, Ortopedista, pois precisava marcar uma consulta com ele. Nesse momento a funcionária disse que o Dr. Alexandre só começaria a atender a partir das 09:30h. 
Ao dizer isso, Elenir, que estava aguardando resposta sobre seu atendimento, deve ter entendido que se tratava do mesmo médico que iria atendê-la, e com isso saiu do hospital, juntamente com seu marido, sem aguardar que a atendente avisasse que o médico dela era outro, o plantonista, no caso o Dr. Wágner, que iria atendê-la logo que terminasse o procedimento em outra paciente que havia chegado antes dela. Esta é a explicação oficial do Hospital Murilo Aguiar, que pede aos usuários que, em caso de alguma reclamação quanto ao atendimento, procurem a direção da instituição para que as providências sejam tomadas de acordo com os fatos ocorridos. A direção entende que não foi esse o caso, no que se refere à matéria.