quinta-feira, 7 de julho de 2011

LAUDO TÉCNICO SOLICITADO PELA PROMOTORA DE BARROQUINHA PEDE A IMEDIATA INTERDIÇÃO DO MERCADO PÚBLICO


Por solicitação do Ministério Público, através da Promotora Márcia Lopes Pereira, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará visitou o Mercado Público de Barroquinha no último dia 25 de maio de 2011, no intuito de avaliar e elaborar um laudo técnico a partir das  instalações, localização, condições sanitário-ambientais, procedimentos, equipamentos e utensílios, higienização e saneamento do local. O Blog teve acesso ao resultado desse laudo e, entre outras coisas, constatou que as condições e estruturas internas e externas encontram-se precárias, precisando de reforma urgente. Além disso, verificaram que devido à ausência de telas específicas caem fezes de aves nos boxes, oferecendo risco de transmissão de doenças. Os freezeres, em sua maioria, não estão em perfeitas condições de funcionamento e nem todos os boxes os possuem. E quanto às pessoas que trabalha no local, essas não possuem equipamentos de proteção individual (EPI). Já as carnes, são  expostas em temperatura ambiente e em cima dos balcões, com uso de cepos de madeira, utensílios com cabo de madeira e facas comuns para diferentes tipos de proteínas animais. Ainda com referência à higienização, foi constatada a presença de animais sinantrópicos (ratos, baratas, moscas). 
O mais grave erro observado, um verdadeiro crime contra a população, foi o comércio de carne clandestina. A carne comercializada no mercado público municipal de Barroquinha é oriunda de locais não autorizados, não passando por inspeções oficiais, ou seja, sem o laudo técnico que assegure que o produto seja inofensivo ao consumidor. Quanto a esse item do laudo, graças à mobilização realizada por iniciativa da Promotora Márcia Lopes no mesmo período da visita técnica, os marchantes se comprometeram a mudar a situação. "alguns marchantes me procuram depois para dizer que haviam se organizado para comprar, de forma associada, carne de matadouros regularizados e depois revender com condições adequadas de higiene", disse a Promotora. 
Em sua conclusão, o laudo deixa claro que, diante do que foi encontrado, o mercado público de Barroquinha está  inadequado para o comércio de produtos de origem animal, devendo ser interditado imediatamente e aberto apenas após reforma geral. Ainda segundo a Promotora, o Ministério Público faz questão de tornar público o laudo para conhecimento dos consumidores, e que aguardará a manifestação por parte da Prefeitura de Barroquinha. Contudo, se persistirem os problemas, será possível mover ação civil pública para interrupção das atividades do mercado. 
Enquanto isso, folheando o plano de governo do então candidato a Prefeito, Ademar Veras (PTB), o Blog verificou textualmente o seguinte compromisso: "Reforma do mercado público dando condições dignas de trabalho aos locatários e melhor atendimento à população". Já no verso do plano, bastante colorido e cheio de fotos, vem mais: "Construção de matadouro público com ambientes separados para o abate dos diferentes tipos de animais como: bovinos, suínos e caprinos, dentro das normas da vigilância sanitária". 
Acontece que dos 1.460 dias que o Prefeito Ademar Veras tem direito de ficar à frente da municipalidade, conquistada através dos votos de quem acreditou em seu plano de governo, ele já gastou 926 dias, ou seja, 60% do mandato sem fazer nem a reforma e muito menos o matadouro. Faltando 534 dias para finalizar a administração e levando em conta que 90 dias serão praticamente de campanha política, fica difícil acreditar que, até mesmo ele, seja capaz de admitir hoje que entregará o que prometeu ao povo. Confira AQUI , na íntegra, o laudo técnico sobre o Mercado Público de Barroquinha.
Postado por Tadeu Nogueira às 12:03h