quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PESQUISA DERRUBA MITO DE QUE FILHO DE RICO É MAIORIA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS


Cerca de 43% dos estudantes das universidades federais são das classes C, D e E. O percentual de alunos de baixa renda é maior nas instituições de ensino das regiões Norte (69%) e Nordeste (52%) e menor no Sul (33%). É o que mostra pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que será lançada nesta quarta-feira, 3, sobre o perfil dos estudantes das universidades federais. Para a Andifes, o resultado do estudo, que teve como base 22 mil alunos de cursos presenciais, desmistifica a ideia de que a maioria dos estudantes das federais é de famílias ricas. 
Segundo o presidente da Andifes, João Luiz Martins, as políticas afirmativas e a expansão das vagas nas federais mudaram consideravelmente o perfil do estudante. A associação avalia que se não houvesse as políticas afirmativas, o atendimento aos alunos de baixa renda nessas instituições teria diminuído no período. Martins destaca que se forem considerados os estudantes com renda familiar até cinco salários mínimos (R$ 2.550), o percentual nesse grupo chega a 67%. Esse é o público que deveria ser atendido – em menor ou maior grau – por políticas de assistência estudantil.
Lá vou eu: Foi bom ter caido esse mito, pois isso "travava" e muito o estudante de baixa renda, que tinha sempre a alegação pronta na boca de que não passaria porque universidade era local de gente rica. Enquanto isso, quem não se escora em lendas urbanas, estuda, passa e se encaixa no mercado de trabalho. 
Postado por Tadeu Nogueira às 10:03h
Com informações da Agência Brasil via O Povo Online