quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

CAMOCIM NA LISTA DE CIDADES COM OCUPAÇÕES IRREGULARES

O Pirambu é a nona localidade do Brasil com o maior número de domicílios em ocupações irregulares. De acordo com uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (21) Pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o bairro possui 11.630 lares nestas condições. Já em Fortaleza, a Lagoa do Coração aparece na segunda posição, com 5.185 casas. Em comparação ao restante do Brasil, o Pirambu é o nono com maior número de domicílios. A pesquisa também aponta que Fortaleza lidera o ranking, contabilizando 194 assentamentos irregulares de um total de 14 municípios. Caucaia aparece logo em seguida, com 14 ocupações e Gaiúba com quatro. Aquiraz, Camocim, Granja, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Pentecoste, Quixadá e Senador Pompeu também são municípios cearenses que possuem aglomerados irregulares. Os aglomerados irregulares da Região Metropolitana de Fortaleza representam 11% da população local, com 430.207 ocupações.
Lá vou eu: Basta uma volta por Camocim para que essa realidade seja vista a olho nu. A cidade cresce sem organização. Quem chega vai logo transferindo o título (essencial como moeda de troca), jogando o "pau pra cima" e construindo seja lá onde for. Depois, pra tirar de lá, é dose. Fiscalização por parte da Prefeitura e nada...
Postado por Tadeu Nogueira às 07:14h
Com informações do DN

3 comentários:

infante disse...

Ontem mesmo foi divulgado no Jornal Nacional: 6% da população brasileira, cerca de 15 milhões de pessoas, vivem em favelas e em locais inadequados de moradia, e em zonas que seriam de preservação ambiental.
O Poder Público não está fazendo sua parte, o de fiscalizar e regulamentar territórios que não deveriam ser ocupados pelo homem, pra isso há necessidade de planejamento urbano, e quando o mesmo não é feito as consequencias para a população vêem em seguida.
Aqui em Camocim, enquanto não tivermos um crescimento considerável responsável em melhores condições de vida do povo a situação nunca vai mudar, pois a mente dos nossos governantes é muito estreita no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável.
Entra político e sai político e nenhum pensa no futuro de Camocim, só pensam no presente, em seus "palácios", em suas contas...
Tomara que logo mais (futuramente) tenhamos uma geração mais inteligente no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável, isto é, se não acabarem com o que temos de melhor do nosso patrimônio: a bela natureza Camocinense.

Charles Nunes de Melo disse...

Os municípios brasileiro com mais de 20.000 habitantes deverão ter um Plano Diretor. Essa previsão está na própria Constituição Federal/1988. O Plano Diretor é um instrumento no qual a administração municipal(juntamente com a sociedade local) traça as diretrizes para a ocupação racional dos espaços públicos no sentido de promover a convivência harmoniosa dos municípes na busca do bem comum e da melhor qualidade de vida para todos. Parece-me que apesar de os municípios citados na pesquisa(Fortaleza, Rio de Janeiro etc) terem seus planos diretores, há um total desrespeito a este documento tão importante para o desenvolvimento da própria sociedade. Confesso que não tenho conhecimento de que Camocim possui um Plano Diretor. Se possuir; o desrespeito é tão grave quanto à ausência dessas diretrizes necessárias ao ordenamento racional das construções físicas e humanas primordiais para a justiça social do nosso município.

francisco wilson de oliveira disse...

Falar em ocupações irregulares vou mais ainda num fato real e sério que os transeuntes são vitimas e não sei o motivo pelo qual não fazem uma reclamação, vamos lá: já observaram o amontoado de entulhos nas calçadas impedindo a passagem de pedestres nas calçadas, já observaram que em Camocim váriasruas não tem calçada para pedestre a exemplo daquela que vai para o aeroporto, ali defronte a a antiga radio jangadeiro naquele colegio monsenhor, deveria fazer desapropiação em perte do terreno com recuo do muro e, tem outras mais onde sugiro ao nobre Tadeu que faça esse levantamento com fotos e faça uma materia por ser de suma importancia para a população prejudicada.