segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CONSUMO EXCESSIVO DE ENERGÉTICOS PODE CAUSAR PROBLEMAS CARDIOVASCULARES

Bebidas energéticas altamente cafeinadas tornaram-se parte integrante da cultura frenética e workaholic dos jovens hoje e quase três quartos deles dizem que bebem regularmente.
Marcas populares como Red Bull têm uma dose de cafeína equivalente a uma xícara de café em cada frasco, enquanto seus concorrentes mais potentes, como Relentless Monster, comercializados para os fanáticos de esportes radicais, podem conter até duas vezes esta quantidade em lata de cerca de 160mg.
Embora estas bebidas possam ter começado como auxiliares ao exercício físico, elas servem cada vez mais para atender a necessidade de estilo de vida mais holístico, especialmente para os que estão na faixa entre 16 anos e 34 anos. Este ano, os médicos da revista americana “Pediatrics” publicaram um artigo alertando que alguns energéticos poderiam causar "convulsões e até acidentes vasculares cerebrais" em jovens que as consumiam em excesso. E pesquisadores da Universidade de Vermont disseram que os viciados em bebidas energéticas podem ser mais suscetíveis à dependência de drogas.
Nos EUA, a Food Standards Agency alertou que estas bebidas devem ser evitadas por mulheres grávidas. O alerta surgiu por conta do impressionante aumento no consumo diário de energizantes no mundo inteiro. Estima-se que hoje quatro bilhões de latas de energizantes são agora consumidas anualmente em todo o mundo.
Postado por Tadeu Nogueira às 20:03h
Com informações do O Globo