terça-feira, 15 de maio de 2012

A RESPEITO DA ENQUETE NO BLOG

Camocim sempre precisa de um assunto em alta, do contrário não seria Camocim. Dessa vez o assunto da vez é a enquete que está hospedada no Camocim Online. O espanto é em relação ao número de votos, que segundo alguns "entendidos", ultrapassa o de eleitores e até da população da cidade. Acontece que uma enquete desse tipo, não está vinculada, nem ao IBGE, e muito menos ao TRE. Tanto que ao votar, não tem nenhuma voz pedindo o seu título de eleitor. A enquete não tem valor científico, sendo apenas uma simples, enquete. E mais: ao confirmar a criação da enquete, o blog, através de minha pessoa, não tem nenhum tipo de interferência sobre a mesma, mesmo porque quem disponibiliza esse serviço é o conhecido site de enquetes, o www.enquetes.com.br. Lá, entre as opções escolhidas na criação dessa enquete, consta a seguinte: "No controle simples de duplicidade de votos, nosso sistema permitirá apenas um voto por sessão do navegador do usuário. Em alguns casos, como por exemplo máquinas que não aceitam cookies, o sistema não bloqueará votos duplicados dentro da mesma sessão". Traduzindo: nesse modo escolhido, o internauta pode votar quantas vezes quiser, valendo-se assim de vantagem, quem tiver maior poder de mobilização. Alguém lembra de como funciona o sistema do BBB? A enquete pode chegar até 1, 2, 3 milhões de votos. Por esse sistema, sim. 
Ou seja, se você for olhar a enquete do ponto de vista da porcentagem, vai encontrar anormalidade em quê? senão vejamos, com dados de 08:16h de hoje: Mônica Aguiar (55,96%), Chiquinho do Peixe (33,85%), Marcos Coelho (5,32%), Kennedy da Coelce (2,36%), Padre Manoelzinho (2,14%) e Beto Siebra (0,37%). É só fazer as contas. Deu 100%? 
E fica aqui o aviso para os que estão com alguma dúvida a mais sobre isso: envie sua questão para o fale conosco do site www.enquetes.com.br (AQUI). A enquete, vou repetir viu?, é de responsabilidade desse site aí. O blog apenas, vou repetir, hospeda a mesma. Portanto, aos que estão falando m...., cuidado pra não ter que repetir isso diante de um juiz. 
Arrematando: O Camocim Online lembra (pela enésima vez) que esta enquete é uma consulta informal e não tem caráter científico. A enquete não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no artigo 33 da Lei das Eleições (Lei 9.504/97), mas sim mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra. A enquete não deve ser utilizada como pesquisa eleitoral. É luta viu? agora só usando um furadeira.
Postado por Tadeu Nogueira às 08:39h