sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

CAMOCIM A LA MONET?


O que diria Claude Monet diante da cena ao lado? Certamente não faria feio se o sol despontando nos mangues de Camocim, fosse parar em uma tela do gênio do impressionismo. Aliás, de acordo com o Wikipedia, o termo "impressionismo" surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, e justamente um "nascer do sol". E surgiu de uma forma, no mínimo, inusitada. 
O quadro foi chamado por ele de "Impressão, nascer do sol". Daí veio uma crítica do pintor e escritor Louis Leroy, que dizia: "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha. 
A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura. E deu no que deu. A foto da matéria foi tirada às 05:43h da manhã desta sexta-feira (18). Quem quiser usar como proteção de tela, basta clicar e baixar em resolução maior. 
Postado por Tadeu Nogueira às 08:12h
Foto: Tadeu Nogueira