sábado, 16 de março de 2013

HABEMUS ADÍSIA


JORNALISTA SERÁ AGRACIADA 
COM A MAIOR COMENDA DO ESTADO
A professora, jornalista e escritora Adísia Sá, de 83 anos, receberá a maior comenda do Estado do Ceará, a Medalha da Abolição. A cerimônia de entrega, premiando as contribuições de Adísia à sociedade cearense, será realizada no próximo dia 25 de março, às 19 horas, no Palácio da Abolição, sede do governo do Estado. Com ela, recebem também a distinção os empresários Yolanda Queiroz, Ivens Dias Branco e o ator Chico Anysio (in memoriam). “Adísia Sá foi uma unanimidade (no processo de escolha)”, destaca a secretária de Justiça, Mariana Lobo. “Ela tem uma história de luta em prol do acesso à informação e do papel da imprensa na divulgação da ética”, sublinha. Adísia é fundadora e professora aposentada do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem livros publicados em várias áreas. 
Lá vou eu: Comecei a me encantar de vez com o jornalismo na década de 80, através de um radinho mitsubishi, sintonizado pontualmente ao meio dia na Pinto Martins AM, quando ela entrava em cadeia com a AM do Povo, para transmitir um dos programas de debate mais polêmicos que já existiu na radiofonia cearense, o Debates do Povo, comandado por Carlos D'Alge, que tinha a dura missão de "controlar" a dupla Adísia Sá e Themístocles de Castro e Silva. Era uma aula de jornalismo a cada dia. Eu contava as horas do final de semana para chegar a segunda e voltar a escutar o programa em um cantinho da bodega do meu pai. Entre um atendimento e outro, meu pai ficava juntinho de mim, também escutando o programa.  Devo isso à Professora Adísia, devo mais isso ao meu pai. Medalha mais do que merecida. Eu queria poder estar na plateia para aplaudir esse momento. Décadas depois, continuo escutando suas participações na Rádio O Povo, agora através da internet.
Postado por Tadeu Nogueira às 10:02h
Com informações do Jornal O Povo 

2 comentários:

emanuel sousa disse...

Sou fã de carteirinha dessa "Lenda Viva".

luiz disse...

tadeu,conheço pessoalmente a adisia sa. assisti pessoalmente varias vezes dentro do estudio da radio am do povo de fortaleza os debates. como tambem ouvi muito os debates pelo radio. ainda tenho gravado aqui em velhas fitas k-7, esse programa de jornalismo que marcou o radio cearence por muitos anos. eu era amigo pessoal do themistocles de castro e silva, que pra mim foi o maior nome do jornalismo cearence e simultaneamente tambem do radio. eu ainda o considero o maior intelectual do ceara ao ldo do ex-governador e ex- ministro ciro gomes. que saudades dos --debates do povo -- todos os dias ao meio-dia. er audiencia de quase 100% no horario. para quem ainda nao sabe , o themistocles de castro e silva desencarnou ha 1 ano, vitima de 1 queda dentro de casa, faz falta apesar dos 83 anos que ja tinha.