quarta-feira, 24 de abril de 2013

CÂMARA APROVA LEI QUE PERMITE VIAGENS DA PREFEITA DE CAMOCIM EM 2013

Por 10 votos a 4, a Câmara de Camocim aprovou Projeto de Lei do executivo que permite a prefeita e seu vice, ausentarem-se do município sempre que necessário, para viagens nacionais e internacionais, de cunho institucional ou particular, durante o exercício financeiro de 2013. A lei diz ainda que será efetuado descontos na remuneração dos mesmos, proporcional ao período de licença, quando o afastamento não for por motivos institucionais. Há tempos é comum a viagem de gestores em busca de recursos, seja dentro ou para fora do país. Um exemplo bem "rasim" está em Granja, onde segundo soubemos, recentemente o Prefeito Romeu Aldigueri (PR), viajou ao exterior, em busca de recursos para seu município. Se não for pra isso, que a Câmara fiscalize e faça cumprir o que diz a própria lei, que permite descontos na remuneração do gestor, caso a viagem seja de cunho particular. Nos últimos 8 anos, Camocim ficou sem saber pra onde ia ou deixava de ir o gestor do município. Satisfação ao povo ou pedido de licença à Câmara não se ouvia falar. Durante a discussão nesta segunda, antes da votação, a bancada da situação argumentou que o projeto se fazia necessário devido ao interesse do executivo em trazer para Camocim investimentos de grande porte, entre eles, foi citado o estaleiro, cuja negociação deverá ter etapas no exterior. 
Já o Vereador Juliano Cruz (PSD), da bancada da oposição, disse que em 13 anos como Vereador, nunca tinha visto projeto igual, e que era de acordo que, a cada viagem, a prefeita enviasse um pedido de licença, com  justificativa. Na ocasião, Juliano Cruz proporcionou mais uma de suas "pérolas julinianas" ao citar um exemplo de justificativa para uma hipotética viagem: "A Senhora Prefeita vai para a Itália, lá em Roma, visitar o Papa, vê se consegue dinheiro para poder fazer ações de caridade no município de Camocim. Que seja analisado e seja discutido, e essa casa irá analisar profundamente, e se achar conveniente, o por que de não autorizar?"
Se em 13 anos como Vereador, Juliano Cruz nunca tinha visto um projeto desse tipo, que teve um semelhante aprovado pela Assembleia Legislativa, dando igual permissão ao Governador Cid e ao seu vice, Domingos Filho, eu, em 42 anos de vida, nunca tinha escutado um exemplo tão estrambótico. A "pérola", mais uma dele, arrancou até uma risada do Vice-Presidente da Câmara, Vereador Mastrolhano (PR). Tanto não houve consenso em torno da "tese" de Juliano Cruz, que da sua própria bancada, 3 vereadores foram a favor do projeto: Júlio César Sotero (PSD), Emanoel Vieira (PSD) e Jeová Vasconcelos (PPL). Pense numa "tese". 
Postado por Tadeu Nogueira às 10:42h