sábado, 29 de junho de 2013

VIÇOSA GANHA MUSEU PARA PADRE ANTÔNIO VIEIRA

Quem visita Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba, tem a oportunidade de desfrutar do clima frio, das lindas paisagens naturais, da beleza dos casarões históricos e de um rico e importante acervo cultural que remonta ao início do século XVIII: o Memorial Padre Antônio Vieira. Instalado em setembro de 2012, o memorial está localizado na antiga sacristia da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção de Viçosa do Ceará, que foi construída em 1700. O templo preserva a parede de pedra, atrás do Altar Mor, construída pelos Jesuítas da Missão da Ibiapaba e pelos índios Tabajaras da antiga Aldeia Ibiapaba, hoje Viçosa do Ceará. "A ideia de implantação do memorial nasceu da necessidade de se preservar a história local, seus aspectos culturais e religiosos do início da fundação de uma das primeiras vilas do Ceará", explicou o memorialista, Gilton Barreto.
O acervo está constituído de utensílios, indumentárias, documentos, fotografias, móveis, imagens e de registro das ocorrências ao longo da existência da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção de Viçosa do Ceará.
O objetivo do memorial é reunir em um só espaço para visitação pública peças do patrimônio histórico material (documentos, fotografias, mobiliário, indumentárias, imagens sacras, telas a óleo de Descartes Gadelha, representando a catequese, a vinda do padre Antônio Vieira) e do patrimônio imaterial (narrativa de fatos e lendas). "Há um esforço coletivo para a preservação desse acervo", explicou a curadora Tereza Cristina Mapurunga Magalhães de Miranda. "O espaço permite o conhecimento da história local, através de sua exposição permanente".
O espaço é propriedade da Matriz de Nossa Senhora da Assunção e a organização e manutenção é feita pela paróquia, por meio de associações. Acervo da arte barroca luso-brasileira é no altar-mor e nas pinturas dos painéis do forro da Igreja, onde podem ser apreciadas as peças.
Lá vou eu: Viçosa sempre surpreendendo com seu amor ao passado, preservando para o presente, vislumbrando o futuro. Tenho muito orgulho ter parte do sangue, vindo dessa terra. Parabéns demais ao Gilton, pela entrega total a esse trabalho, e à Curador Teresa Cristina, pelo empenho e dedicação. 
Postado por Tadeu Nogueira às 10:01h
Com informações do DN / Foto: Gilberto Barreto